Aplicativo Caronaê entra em funcionamento a partir de abril

O aplicativo pretende organizar as caronas na Cidade Universitária

Tem previsão para funcionar a partir de abril, quando inicia o primeiro período letivo de 2016, o aplicativo de caronas Caronaê. A ideia do programa foi esboçada por Igor Rocha, Luisa Teixeira, Michel Balassiano, Cecilia Galli, Manuel Meyer e Gabriel Tenenbaum, alunos e ex-alunos da Escola Politécnica e da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ , que contrataram a empresa júnior Fluxo Engenharia para desenvolver o aplicativo. O projeto foi levado adiante pelos alunos Lucas Rolim, Leonardo Marques, Mário Cecchi e Daniel Lima. O objetivo do Caronaê é organizar e integrar as caronas já existentes na Cidade Universitária. Além disso, pretende ajudar na melhoria da mobilidade urbana, com a diminuição do número de carros dentro do campus e da emissão de gases tóxicos no meio ambiente.

Cadastro e Segurança
Para tornar o Caronaê mais seguro, o primeiro acesso será feito pela Intranet da UFRJ, onde haverá um banner que fará o encaminhamento para o aplicativo, gerando uma chave de acesso para o login. Em caso de esquecimento da chave ou perda/roubo do smartphone, a chave de acesso poderá ser trocada repetindo-se o processo feito para criá-la.

O aplicativo é gratuito e será utilizado apenas por alunos, professores e técnicos-administrativos da Universidade que possuam matrícula ativa. Os usuários poderão integrar o Caronaê ao Facebook e, assim, saber se os caroneiros são seus amigos nas redes sociais ou amigos de amigos. Em caso de problemas, as reclamações poderão ser feitas na Falaê, uma plataforma disponível no aplicativo. Todas as caronas terão suas informações gravadas em um banco de dados.

Prêmio Soluções Sustentáveis Fundo Verde
Vencedor do concurso Soluções Sustentáveis do Fundo Verde, o Caronaê foi o melhor na categoria Mobilidade Urbana Sustentável e recebeu o valor de R$ 100 mil, utilizados para a implantação do projeto no campus. O concurso tem como principal objetivo proporcionar uma ferramenta de estímulo a ideias sustentáveis de baixo custo, inovadoras e com potencial replicabilidade.

Pontos de Carona
Dez pontos de caronas já estão instalados nos principais Centros da Universidade. Todos possuem placas indicativas do destino final e estão em locais movimentados, próximos aos estacionamentos, visando à praticidade e segurança do usuário.

Matéria atualizada em 30 de março de 2016