">A Diretoria de Relações Internacionais realizou no dia 23 de fevereiro o “II Encontro a UFRJ e os BRICS".

UFRJ promove encontro para debater parcerias acadêmicas com BRICS

A Diretoria de Relações Internacionais realizou no dia 23 de fevereiro o “II Encontro a UFRJ e os BRICS”.

A Diretoria de Relações Internacionais realizou, no dia 23 de fevereiro, o “II Encontro: a UFRJ e o Brics”. O evento objetivou mapear os projetos e interesses dos pesquisadores da universidade a respeito da cooperação com instituições acadêmicas vinculadas ao Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A tônica do encontro foi a necessidade de uma articulação interna para que a universidade possa apresentar seus projetos de forma estratégica, seguindo uma visão ética das cooperações internacionais e os princípios da livre troca de conhecimentos científicos.

A reunião aconteceu no auditório do Prourb – Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, e foi aberta com a fala do reitor da UFRJ, professor Roberto Leher. Ele destacou que o intercâmbio acadêmico com países do Brics é uma oportunidade para a UFRJ estreitar laços com a África e a Ásia, continentes com os quais tradicionalmente possui menos parcerias. Afirmou, ainda, que as trocas com as universidades desses continentes devem abarcar as diversas áreas do conhecimento.

Após a opinião do reitor, Vitor Amaral, coordenador do Departamento de Relações Internacionais, apresentou um breve histórico da formação do grupo e das parcerias já existentes entre a UFRJ e o Brics. Segundo ele, o Brics é hoje uma realidade, e, portanto, caberia à universidade pensar e se posicionar dentro dela de maneira a construir as melhores oportunidades possíveis para si e o Brasil. Em seguida, o professor Carlos Bernardo Vainer, coordenador do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, explicou a cooperação com os países do Brics como um caminho para ampliar o escopo de discursos que formam a universidade brasileira.

Terminadas as exposições, os pesquisadores presentes puderam fazer perguntas e apresentar seus pontos de vista. Ao final, encaminhou-se a proposta de criação da Plataforma da UFRJ para Estudos sobre África e Ásia. Um próximo encontro acontecerá em breve. Os interessados em participar devem escrever para ri@reitoria.ufrj.br.