"> ">

Nupem protesta contra PEC 19/16

A comunidade acadêmica do Nupem realizou, no dia 15 de março, o protesto “Abraço ao Nupem” contra a PEC 19/16

Alunos, professores e técnicos-administrativos do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental  de Macaé (Nupem/UFRJ) participaram ontem, 15 de março, do “Abraço ao Nupem”, protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 19/16, que pode reduzir em até 50% os repasses obrigatórios da arrecadação tributária líquida estadual à Fundação de Amparo à Pesquisa no Rio de Janeiro (Faperj), até o final de 2018.

Rodrigo Nunes, diretor do Nupem, criticou a PEC. “Caso ocorra e a comunidade científica fique sem as bolsas fornecidas pela Faperj, nossas pesquisas seriam muito prejudicadas. A Faperj, hoje, é a principal fomentadora de pesquisa do Nupem. O corte seria de aproximadamente R$ 1 milhão, o que afetaria cerca de 400 pessoas, entre alunos, professores e técnicos”, disse.