">A eleição é feita por meio de voto secreto. Os eleitores escolhem os nomes de uma lista de inscritos e não haverá a formação de chapas.

PU quer definição de data para eleições da CISSP

Preocupado com a continuidade do processo eleitoral para eleger os integrantes da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP), o prefeito da UFRJ, Paulo Mario Ripper, convocou na sexta-feira (4/12) uma reunião com a equipe atual da comissão para definir as pendências existentes. Ao final da 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), em 29 de outubro, a coordenadora da CISSP, Alzira Trindade, condicionou a realização do novo pleito somente após todos da comissão receberem o diploma do curso de formação, realizado em 2014.

A iniciativa surpreendeu o vice-prefeito, Celso Almeida, convidado para o encerramento do evento, no qual apresentaria o cronograma de todo o processo de escolha dos novos integrantes da comissão. As eleições ocorreriam entre os dias 24 e 26 de novembro, e o resultado seria divulgado no dia 1º de dezembro. No entanto, antes do anúncio das datas, Alzira explicou que o processo eleitoral estaria suspenso enquanto não fosse resolvida a questão da aula complementar às horas necessárias para certificação dos integrantes da CISSP.

Agora, com o anúncio da aula marcado para o dia 11 de dezembro, Ripper promoveu um encontro com os integrantes para detectar a existência de outros problemas que impedissem a continuidade da CISSP, a primeira da universidade. “Estamos prontos para convocar as eleições tão logo as pessoas recebam os diplomas de certificação. A Prefeitura da UFRJ está empenhada em dar continuidade à comissão, que é um avanço para o bem-estar dos trabalhadores de toda a universidade”, disse. Ficou decidido que, na data mencionada, o grupo irá indicar os membros que farão parte da comissão e o cronograma do processo eleitoral.

Já está definido que a comissão eleitoral será composta por seis servidores, metade deles lotados na Cidade Universitária e a outra, na Praia Vermelha, uma vez que a votação ocorrerá nos dois campi. O prazo para inscrição dos candidatos a integrar a CISSP será de aproximadamente 10 dias. O número de inscrições de candidatos para a representação dos trabalhadores é ilimitado, e todos podem se candidatar, desde que sejam servidores públicos, independente de setores ou locais de trabalho.

A eleição é feita por meio de voto secreto. Os eleitores escolhem os nomes de uma lista de inscritos e não haverá a formação de chapas. Depois de eleita, a CISSP da Prefeitura da UFRJ não poderá ter seu número de representantes reduzido, nem poderá ser desativada pelo gestor da unidade antes do fim do mandato.