II Jornada de Bioética do PPGBIOS

Nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, acontece a II Jornada de Bioética do PPGBIOS (Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva da UFRJ). O evento reúne professores e alunos em volta de assuntos relacionados à sociedade e ao meio ambiente. Através de palestras e mesas-redondas, a jornada vai discutir temas como bioética, aborto, consciência, religião, cuidados com a saúde e biotecnologia, entre outros.

Na tarde do dia 30, o evento conta com duas mesas-redondas. A primeira, com o tema “Objeção de Consciência versus Aborto e Objeção de Consciência versus Testemunha de Jeová”, tem como mediadora a professora Débora Diniz.  Já a segunda vai debater “A influência da mídia na relação entre animais humanos e não humanos”, com a presença da professora Juliana Clemente e dos estudantes Anna Basto e Karynn Capilé.

No segundo dia, o tema da mesa-redonda é “Ética em pesquisa e violência” e tem a participação dos professores Marisa Palácios, Maria Clara Dias e Murilo Vilaça. Acontece, também, a palestra da professora Heloísa Helena sobre biodireito e bioética. No final do dia, haverá um sorteio de livros que foram doados pelos docentes do PPGBIOS.

O evento é uma realização da UFRJ, Fiocruz – Ministério da Saúde, UFF e Uerj, e tem início às 8h30, em ambos os dias. A inscrição é gratuita e pode ser feita através do link ou no local do evento. Há emissão de certificados para os participantes.