Comandante do Batalhão da Ilha conhece instalações da Prefeitura da UFRJ

Para o prefeito da UFRJ, o investimento em tecnologia e as ações conjuntas da polícias civil e militar são capazes de tornar a Cidade Universitária um local mais seguro.

O tenente-coronel Marcos Borges da Silva, novo comandante do 17º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro (17ºBPM/Ilha do Governador) visitou, na quinta-feira (15/10), o Centro de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura da UFRJ, para conhecer melhor a ferramenta que nos últimos meses fez cair os índices de criminalidade na Cidade Universitária. São mais de 70 câmeras operadas na sala de comando que focalizam em alta definição a maior parte dos mais de 5 milhões de metros quadrados da Ilha do Fundão.

O coordenador do CCO, Anselmo Assis, explicou como é o trabalho da equipe e como funcionam os “olhos eletrônicos” capazes de focalizar detalhes como placas de veículos em movimento. O coronel demonstrou satisfação ao saber que era possível registrar e arquivar imagens para formar um histórico com a maneira  de agir dos criminosos. “Isso é muito importante para intensificar as nossas ações, por exemplo, contra quem age a pé ou em motocicletas”, destacou o comandante do 17º BPM.

O prefeito da UFRJ, Paulo Mario Ripper, explicou que o investimento em tecnologia e as ações conjuntas da polícias civil e militar são capazes de tornar a Cidade Universitária um local mais seguro, apesar de estar localizada ao lado de uma das áreas mais violentas do estado: o Complexo da Maré. “Nós sabemos o quanto é difícil manter a segurança no Rio de Janeiro, mas com estratégia e inteligência podemos aumentar a tranquilidade para as pessoas que estudam e trabalham aqui”, disse Ripper, oferecendo a estrutura da Prefeitura para auxiliar no patrulhamento das vias.

Para o novo comandante do 17º BPM (Ilha do governador), as poucas mudanças operacionais que podem acontecer no patrulhamento da Cidade Universitária visarão a aumentar a articulação entre a Coordenação de Segurança da Prefeitura da UFRJ (Diseg) com os policias militares.

Na próxima segunda-feira (19/10), começa uma nova rotina de patrulhamento do campus para trazer tranquilidade, principalmente, para os estudantes dos cursos noturnos. “Além de rondas ostensivas, vamos ter postos baseados próximos aos pontos de ônibus durante a noite, para agilizar a atuação em qualquer movimentações suspeitas detectadas pelas equipes do CCO”, informou Paulo Mario Ripper.