Comunicado

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) informa à comunidade acadêmica que está sob controle o vazamento de produto químico ocorrido na tarde de quinta-feira, dia 1 de outubro, no subsolo do bloco B do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária.

A substância que se volatiliza à temperatura ambiente foi encapsulada e colocada em capela de exaustão, o refrigerador selado e o laboratório interditado.

Na sexta-feira, o responsável pelo laboratório chamou o Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBERJ), que deslocou para o local profissionais especializados do Grupamento de Operações com Produtos Químicos (GOPP) e constataram os procedimentos corretos.

Por uma questão de segurança e proteção foi também interditado o bloco B, na sexta-feira à tarde.

Hoje, para que possa ocorrer a retirada da substância e do refrigerador com segurança, a Decania do CCS manteve a interdição do Bloco B e suspendeu as aulas, que serão reiniciadas no dia 07/10/2015, com o apoio do Conselho de Coordenação do CCS.

Desta forma, a reitoria da UFRJ reforça que não há motivos para o alarde que se propaga pelas redes sociais e promove pânico entre estudantes, professores e funcionários de forma geral. Consciente de que o produto é tóxico se inalado ou se houver contato com a pele, mesmo em pequenas quantidades, podendo trazer danos à saúde, a UFRJ garante que todas as medidas estão sendo adotadas conforme protocolos internacionais.