Coppe promove cerimônia de posse da nova diretoria

Na próxima sexta-feira, 18 de setembro, será realizada a solenidade de posse do novo   diretor da Coppe, professor Edson Watanabe, e vice-diretor, professor Romildo Toledo, eleitos pela comunidade para o período de gestão 2015-2019. O professor Edson Watanabe assumirá o cargo ocupado pelo professor Luiz Pinguelli Rosa, por dois mandatos consecutivos, no período de 2007 a 2015.

A cerimônia contará com a presença do reitor da UFRJ, professor Roberto Leher, do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luis Manuel Rebelo Fernandes, representando o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo; do presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Pallis, entre outros.

O evento será realizada, às 10 horas, no auditório da Coppe, no Centro de Tecnologia 2 (CT2), na rua Moniz Aragão, 360, Bloco 1, na Cidade Universitária, Ilha do Fundão.

Sobre os novos diretores

Edson Watanabe

Mestre em Engenharia Elétrica pela Coppe/UFRJ (1976) e doutor em Engenharia Elétrica pelo Tokyo Institute of Technology, Japão (1981), é professor titular da UFRJ. Ingressou em 1981 no Programa de Engenharia Elétrica da Coppe, instituição na qual foi vice-diretor de 2013 a 2015 e diretor de Assuntos Acadêmicos de 2007 a 2013. Pesquisador nível 1A do CNPq, é membro sênior do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e contemplado,de 2012 a 2017, como Programa Cientista do Nosso Estado da Faperj.

Orientou 51 dissertações de mestrado e 23 teses de doutorado, possui 212 trabalhos publicados em congressos científicos e 56 artigos em periódicos e é autor de 4 livros e de 3 capítulos em livros publicados no Brasil e no exterior.

Foi agraciado com o Prêmio João Chrisóstomo Cardoso, do Instituto de Química da UFRJ, em 2002, com a Ordem Nacional do Mérito Científico, no Grau de Comendador, em 2005, e com o Nari Hingorani IEEE PES FACTS Award, em 2013.

Romildo Dias Toledo Filho

Nascido em Taperoá, Paraíba, é mestre (1986) e doutor (1997) em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Fez pós-doutorado na Universidade Técnica de Dresden, na Alemanha, e assumiu, em 2013, a Diretoria de Tecnologia e Inovação da Coppe. Professor titular da UFRJ, ingressou no Programa de Engenharia Civil da Coppe em 1999. Orientou 57 teses de doutorado e dissertações de mestrado. Possui 268 trabalhos publicados em congressos científicos e 119 artigos em periódicos. É autor de quatro livros e de oito capítulos em obras publicadas no Brasil e no exterior.

Pesquisador nível 1A do CNPq e bolsista do Programa Cientista do Nosso Estado, da Faperj, recebeu do Instituto Brasileiro do Concreto, em 2009, o Prêmio Luiz Alfredo Falcão Bauer, de Destaque do Ano em Engenharia, no campo das pesquisas do concreto e materiais constituintes.

Composição da nova diretoria

A nova diretoria da Coppe é também composta pelos professores Ericksson Almendra, diretor de Planejamento, Administração e Desenvolvimento Institucional; Fernando Rochinha, diretor de Tecnologia e Inovação; José Carlos Pinto, diretor de Assuntos Acadêmicos; Luiz Pinguelli, diretor de Relações Institucionais; pelo engenheiro Fernando Peregrino, diretor de Orçamento e Controle; e pelo administrador Fernando Sepúlveda, diretor adjunto de Planejamento, Administração e Desenvolvimento Institucional. O professor Fernando Rochinha e o engenheiro Fernando acumularão ainda os cargos de diretor superintendente e diretor executivo da Fundação Coppetec, respectivamente.

Saiba mais no Planeta Coppe Notícias: http://www.planeta.coppe.ufrj.br

Sobre A Coppe

A Coppe – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia –  da UFRJ nasceu disposta a ser um sopro de renovação na universidade brasileira e a contribuir para o desenvolvimento do país. Fundada em 1963 pelo engenheiro Alberto Luiz Coimbra, ajudou a criar a pós-graduação no Brasil e ao longo de cinco décadas tornou-se o maior centro de ensino e pesquisa em engenharia da América Latina. Na última avaliação da Capes, foi a instituição de pós-graduação de engenharia brasileira que obteve o maior número de conceito 7, atribuído a cursos com desempenho equivalente aos dos mais importantes centros de ensino e pesquisa do mundo.

Nestes 52 anos, já formou mais de 15 mil mestres e doutores em seus 13 programas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Anualmente, são defendidas na instituição cerca de 200 teses de doutorado e 400 dissertações de mestrado. Conta com 348 professores doutores em regime de dedicação exclusiva, 2.634  alunos e 350 funcionários. Possui mais de 130 laboratórios, que formam o maior complexo laboratorial do país na área de engenharia.

Pioneira na aproximação da academia com a sociedade, implantou em 1970 a Fundação Coppetec, uma estrutura voltada para a gestão de convênios e projetos que desde então  já administrou mais de treze mil convênios e contrato.  Em 1994, inaugurou a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica, cuja atuação já favoreceu a entrada de centenas de produtos inovadores e serviços no mercado. Também colocou a engenharia e suas tecnologias para enfrentar a pobreza e as desigualdades sociais ao inaugurar, em 1995, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, que se tornou referência e teve seu modelo replicado em outros estados e países.