Conselho do CFCH divulga nota em defesa da autonomia e da institucionalidade da UFRJ

O Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), reunido em sua 779ª sessão ordinária nesta segunda (31/08), aprovou nota em defesa da autonomia universitária e da institucionalidade da UFRJ.

Assinado pela decana Lilia Guimarães Pougy, o documento “manifesta indignação e preocupação com o ato isolado e extemporâneo de um grupo de professores eméritos, pleiteando ao MEC ‘ação pronta e enérgica’ junto à UFRJ”. A nota declara ainda que o Conselho do CFCH “reitera a soberania das decisões dos órgãos colegiados” e que “reconhece a independência dos movimentos representativos dos segmentos do corpo social da universidade". Por fim, expressa o apoio do Conselho ao reitor Roberto Leher, “eleito democrática, legítima e legalmente, na condução da Universidade nesta conjuntura adversa de cortes na educação”.

Leia a nota na íntegra.

Nota em defesa da autonomia e da institucionalidade da UFRJ

O Conselho de Coordenação do CFCH, reunido em sessão ordinária em 31 de agosto de 2015, manifesta indignação e preocupação com o ato isolado e extemporâneo de um grupo de professores eméritos, pleiteando ao MEC “ação pronta e enérgica” junto a UFRJ.

O Conselho reitera a soberania das decisões dos órgãos colegiados – Congregações, Conselhos de Centros, Conselho de Ensino e Graduação e Corpo Discente, Conselho de Ensino para Graduados e Conselho Universitário – e reconhece a independência dos movimentos representativos dos seguimentos do corpo social da universidade.

O Conselho de Coordenação do CFCH declara apoio ao Reitor Roberto Leher, eleito democrática, legitima e legalmente, na condução da Universidade nesta conjuntura adversa de cortes na educação.

Pelo respeito à autonomia universitária e pela institucionalidade na UFRJ.

Profa. Lilia Guimarães Pougy
DECANA DO CFCH