Resposta ao Bom Dia Rio

Resposta ao telejornal Bom Dia Rio, sobre o campus da UFRJ em Duque de Caxias.

O telejornal Bom Dia Rio, da TV Globo, exibiu nesta terça-feira, 18 de agosto, reportagem sobre o futuro campus da UFRJ em Duque de Caxias. São necessários alguns esclarecimentos:

Conforme a reportagem, a UFRJ tem obras paralisadas no local. Entretanto, em resposta enviada à TV no dia 17 de agosto, por e-mail, informamos que o cronograma de transferência não prevê obras no terreno, neste momento.

Esclarecemos que a fase atual envolve a resolução de infraestrutura pelas concessionárias responsáveis por energia elétrica, água e esgoto. Essa primeira etapa também irá garantir rede de telefonia e internet, e uma via para acesso de veículos ao campus – informações não mencionadas na matéria.

Posteriormente, a universidade iniciará a segunda fase do projeto, com adequação de banheiros e salas de aula, realizando o reparo geral nos prédios. O terreno também possui uma quadra poliesportiva, que passará por reforma posterior.

Destacamos o empenho e o compromisso da Prefeitura de Duque de Caxias na viabilização das condições para a transferência, em conformidade com a generosa cessão do terreno e instalações para a UFRJ.

Sobre a UFRJ em Duque de Caxias:

Hoje, oferecemos em Xerém os cursos de graduação em Ciências Biológicas/Biofísica, Ciências Biológicas/Biotecnologia e Nanotecnologia para 455 alunos. Na pós-graduação, 81 alunos cursam o mestrado profissional em Informação Científica para Professores de Biologia, voltado para professores da Educação Básica. O Conselho de Ensino de Graduação da UFRJ aguardava a disponibilidade de infraestrutura para a criação dos cursos de Biofármacos e Engenharia Física no município. Com o novo campus, a universidade poderá levar os dois novos cursos para Duque de Caxias, alcançando cerca de mil alunos.

Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor