">O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro manifesta o seu apoio aos programas de fomento à pós-graduação da Capes – Programa de Apoio à Pós-graduação-PROAP e Programa de Excelência Acadêmica-PROEX.

Consuni manifesta apoio aos programas de fomento à pós-graduação da Capes

O Conselho Universitário da UFRJ manifestou ontem, 9 de julho, apoio aos programas de fomento à pós-graduação da Capes. Confira abaixo a moção na íntegra:

MOÇÃO EM DEFESA DO PROAP E PROEX

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reunido em 9 de julho de 2015, manifesta o seu apoio aos programas de fomento à pós-graduação da Capes – Programa de Apoio à Pós-graduação-PROAP e Programa de Excelência Acadêmica-PROEX – indispensáveis à manutenção e desenvolvimento dos mais de 100 programas de pós-graduação da UFRJ.

O anúncio de cortes de 75% dos mencionados programas coloca em risco o trabalho de muitas gerações que se dedicaram à organização da pós-graduação e afeta de modo irreparável cada um dos programas de pós-graduação da UFRJ e das demais universidades públicas. O inaceitável corte torna-se mais grave quando inserido no quadro mais geral de cortes orçamentários das Federais e dos contingenciamentos de exercícios anteriores.

Pelos motivos expostos, o CONSUNI conclama o Ministro da Educação e o Presidente da Capes a retrocederem nessa medida que poderá comprometer o futuro da pós-graduação e da pesquisa brasileira laboriosamente construída nos últimos 65 anos.

Prof. Roberto Leher

Reitor