Concerto da Sinfônica UFRJ comemora 70 anos da ABM

A Orquestra Sinfônica da UFRJ se apresenta dia 16, na próxima quinta-feira, na Sala Cecilia Meireles. O concerto, marcado para às 20h, integra as comemorações dos 70 anos da Academia Brasileira de Música (ABM).

Escrito por Francisco Conte

Fundada em 14 de julho de 1945, por Heitor Villa-Lobos, seguindo padrões da Academia Francesa, a ABM reúne personalidades de destaque no meio musical brasileiro nas áreas de composição musical, interpretação e musicologia.

A regência do concerto comemorativo será do maestro Lutero Rodrigues que ocupa, desde 2002, a cadeira número 36 da instituição. Fernando Corvisier (piano) será o solista.

o programa, obras de Cláudio Santoro, Almeida Prado, Alceo Bocchino, Edino Krieger e Camargo Guarnieri – todos compositores vinculados à Academia.

Fernando Corvisier

Desde que venceu o prestigioso IV Prêmio Eldorado de Música, em 1988, em São Paulo, Fernando Corvisier vem se projetando constantemente no cenário musical brasileiro. No Brasil, Corvisier deve sua formação artística a mestres como Dyla Josetti, Ecléa Ribeiro, Homero de Magalhães e Antônio Guedes Barbosa. No exterior estudou na Ecole Normale de Musique Alfred Cortot, em Paris, sob a orientação de Edson Elias e Germaine Mounier. Em 1987, obteve o Master Degree in Piano Performance no New England Conservatory, em Boston. Em 1992, obteve o Artistic Diploma na Hartt School of Music, sob a orientação de Luiz Carlos de Moura Castro. Em 2000, Fernando Corvisier recebeu o título Doctor of Musical Arts, pela Universidade de Houston, sendo orientado por pianistas de renome internacional como Abbey Simon, Horacio Gutierrez, e Ruth Tomfohrde Atualmente é professor Doutor da Universidade de São Paulo no Campus de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de Artes, com ênfase na Performance Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia do piano, práticas interpretativas, música de câmera de Schumann e Brahms, repertório para duo pianístico e a obra para piano de Almeida Prado.

Lutero Rodrigues

Doutor em Musicologia pela Escola de Comunicações e Artes da USP, em 2009, e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes-Música, do Instituto de Artes da UNESP, em 2001. Entre todas suas atividades, prioriza o estudo, pesquisa, interpretação e divulgação da música brasileira, atuando em três áreas principais: Regência, Musicologia e Ensino universitário. Ao regressar de um período em que continuou seus estudos, na Alemanha, de 1981 a 1983, dedicou-se à formação de jovens instrumentistas, dirigindo inúmeros festivais de música, com destaque para o Festival de Inverno de Campos do Jordão, do qual foi Diretor Artístico, de 1987 a 1990. Como Regente, durante 20 anos, foi diretor de diversas orquestras, destacando-se o período em que esteve à frente da Sinfonia Cultura – Orquestra da Rádio e TV Cultura, de São Paulo, entre 1998 e 2005. Foi Regente convidado da maioria das principais orquestras brasileiras e também atuou no exterior, priorizando sempre o repertório brasileiro, do qual é responsável pela estréia de mais de uma centena de obras. Na área de Musicologia, produziu numerosos textos sobre diversos compositores brasileiros e suas obras, vários deles publicados, com ênfase nas linhas de Análise e Interpretação, bem como História, Estilo e Recepção. Realizou inúmeras revisões e edições de músicas orquestrais brasileiras, tanto destinadas a projetos, como da Petrobrás, quanto a instituições, como a Academia Brasileira de Música. Em diversas ocasiões dedicou-se ao Ensino, sobretudo da Regência, passando a ser Professor desta matéria e outras correlatas, em cursos universitários de Graduação, com destaque para o Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – UNESP, desde 2005.

SERVIÇO

A Sala Cecília Meireles fica Largo da Lapa, 47 – Lapa. Telefones: (21) 2332-9223 (21) e 2332-9224. Correio eletrônico: contato@salaceciliameireles.rj.gov.br. Ingressos a R$40. Mais informações no site da Sala.