Divulgado o resultado final da eleição para reitor

O Colégio Eleitoral da UFRJ formalizou nesta sexta-feira, 8 de maio, a eleição do professor Roberto Leher, titular da Faculdade de Educação, para ser o novo reitor da maior universidade federal do Brasil. Como vice-reitora, foi eleita a professora Denise Nascimento, da Faculdade de Odontologia.

Colaborou Natalia Sales

17h01

A chapa “UFRJ Autônoma, Crítica e Democrática” venceu o segundo turno da pesquisa eleitoral na universidade, com 13.377 votos, sendo 9.538 de alunos, 2.706 de técnicos-administrativos e 1.133 de professores. A chapa “Somos Todos UFRJ”, encabeçada pela professora Denise Pires, do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, recebeu 6.580 votos.

Denise recebeu 2.824 votos dos alunos, 1.905 dos técnicos e 1.851 dos professores. A eleição totalizou 120 votos em branco e 282 nulos.

Ponderação de votos

A pesquisa eleitoral da UFRJ segue o princípio da ponderação paritária. No regimento, são contabilizados separadamente os votos de docentes, técnicos-administrativos e alunos, cujo peso final no somatório é de 1/3 para cada categoria. Os pesos dos votos de docentes têm preponderância sobre os de técnicos que, por sua vez, têm maior peso que os votos de discentes. Dentro de cada categoria, cada voto é ponderado de acordo com o universo total de votantes do segmento.

Pelo sistema de ponderação, Leher teve 25,007% dos votos do colégio eleitoral e Denise 23,897%, diferença de apenas 1,11% entre as duas chapas.

Trajetórias

Aos 54 anos, Leher é professor titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ em 1984, o professor tem mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (USP).

Pesquisador da área de políticas públicas em Educação, recebeu no ano passado a medalha Pedro Ernesto, maior comenda da Câmara Municipal do Rio, como homenagem ao seu trabalho como educador.

De 1997 a 1999, foi presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (Adufrj–Ssind) e, de 2000 a 2002, do Andes–SN, sindicato nacional dos docentes das instituições de ensino superior. Na universidade, foi eleito representante dos professores titulares do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no Conselho Universitário (Consuni).

Denise Nascimento, a vice-reitora da chapa eleita, é professora associada do Departamento de Clínica Odontológica da UFRJ. Graduada em Odontologia pela Unigranrio, em 1995 tornou-se doutora em Odontologia Social pela UFF. É pesquisadora das áreas de cariologia, materiais preventivos e restauradores; políticas públicas e formação de recursos humanos para a área da saúde. Em 2009 fez pós-doutorado na Universidade de Santiago de Compostela (Galiza, Espanha).

Listas tríplices serão enviadas ao ministro da Educação para nomeação oficial

Na manhã desta sexta, quatro conselhos da universidade se reuniram para formar o Colégio Eleitoral e elaborar uma lista tríplice de nomes para reitor e uma para vice, conforme determina a Lei 9.192/95.

Refletindo o resultado da pesquisa eleitoral, o Colégio Eleitoral indicou para compor a lista do cargo de reitor, nessa ordem, os nomes de Roberto Leher, Lilia Guimarães Pougy e Eduardo Gonçalves Serra. Para a lista tríplice de vice, foram indicados, respectivamente, os professores Denise Nascimento, Leila Rodrigues da Silva e Maria Mello de Malta. A ata da sessão foi aprovada por unanimidade e aclamação.

Estiveram reunidos 65 integrantes do Consuni, Conselho de Curadores, Conselho de Ensino de Graduação (CEG) e Conselho de Ensino para Graduados (CEPG). A sessão especial foi presidida pelo atual reitor, Carlos Levi, que parabenizou a nova Reitoria eleita e afirmou estar disponível para fazer uma “transição eficaz”.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro

A UFRJ é a maior universidade federal do Brasil, com mais de 260 cursos de graduação e 62.240 alunos. Seu corpo acadêmico é composto por 4.036 docentes e 9.300 servidores técnico-administrativos. A universidade possui dois campi no Rio de Janeiro, um em Macaé, no interior do estado, e um polo em Xerém, Duque de Caxias.

Com projetos de destaque nas áreas científica e cultural, a antiga Universidade do Brasil tem sob seu escopo hospitais universitários, prédios históricos tombados, 45 bibliotecas e um Parque Tecnológico com empresas de protagonismo nacional e internacional.

Em termos de assistência estudantil, a UFRJ é a universidade federal com o maior programa de bolsas do país, somando investimentos de R$ 85,4 milhões anuais em bolsas, restaurantes universitários, transporte e políticas diversas.