Categorias
Memória

Museu Nacional abre exposição de Paleoarte

O Museu Nacional−UFRJ abriu ao público a exposição temporária Arte com Dinossauros. Poderão ser vistas ilustrações de dinossauros em seus ambientes mostrando como era nosso planeta na Era Mesozoica, além de esculturas em tamanho real e maquetes em escala.

O Museu Nacional−UFRJ abriu ao público, em 16 de abril, a exposição temporária Arte com Dinossauros. Desde as primeiras descobertas da Paleontologia, os pesquisadores sempre quiseram saber como seria a aparência em vida dos animais e plantas encontrados fossilizados nas rochas. Com esse objetivo convidaram ilustradores e escultores que, com seus talentos, passaram a ajudar os paleontólogos a entender como era a possível aparência da vida em nosso planeta há milhões de anos. Assim foi criada a Arte Paleontológica ou Paleoarte.
 
Na exposição Arte com Dinossauros, o público terá a oportunidade de ver um pouco desse trabalho, através das obras do paleoartista brasileiro Maurilio Oliveira, que, em junho de 1999, no Setor de Paleovertebrados do Museu Nacional, de forma pioneira iniciou a Paleoarte no Brasil.
 
Estarão expostas ilustrações de dinossauros em seus ambientes, mostrando como era nosso planeta na Era Mesozoica, além de esculturas em tamanho real e maquetes em escala. Uma equipe de monitores estará disponível para informar e tirar dúvidas dos visitantes. O paleoartista responsável pela mostra, Maurilio Oliveira, também estará presente produzindo ilustrações e conversando com o público.
 
A exposição temporária Arte com Dinossauros, com inauguração em 16 de abril, estará aberta ao público até 19 de julho. O Museu Nacional da UFRJ fica na Quinta da Boa Vista, no Bairro Imperial de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, e funciona de terça a domingo, das 10 às 17 horas, e às segundas, das 12 às 17 horas.
 
SERVIÇO
Abertura: 16 de abril de 2015 (quinta-feira)
Local: Museu Nacional−UFRJ (uinta da Boa Vista – Bairro Imperial de São Cristóvão – Rio de Janeiro) – http://www.museunacional.ufrj.br/
Horário: Terça a domingo, das 10 às 17 horas, e segundas, das 12 às 17 horas
Ingressos: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)
Gratuidade: crianças até 5 anos e portadores de necessidades especiais
Telefone: (21) 3938-6900

Fonte: Assessoria de Imprensa do Museu Nacional / Antonio Carlos Moreira