Prefeitura Universitária comemora 50 anos

Colaborou Sidney Coutinho, assessor de imprensa da Prefeitura Universitária

A Prefeitura Universitária (PU) da UFRJ recebeu, nesta quinta-feira, 30 de abril, a comunidade e ex-prefeitos para a solenidade de comemoração dos 50 anos de sua criação. O evento homenageou servidores e contou com a apresentação do Conjunto de Metais da Escola de Música da universidade, que fez uma apresentação em homenagem aos funcionários da PU.

O vice-reitor da UFRJ, Antônio Ledo, compareceu ao evento, representando a Reitoria, e os ex-prefeitos Hélio de Mattos Alves, Maria Angela Dias, Ivan Pereira de Abreu, Benjamim Ernani Diaz e Lúcia Abreu Andrade deram depoimentos sobre suas gestões à frente do órgão.

Ivan Carmo, atual prefeito universitário, agradeceu a presença de todos os ex-prefeitos presentes e afirmou que cada um contribuiu de forma inspiradora para o trabalho que hoje desempenha na PU.

“A necessidade de se garantir um ambiente digno, seguro e de pertencimento passa pela qualidade dos espaços comuns, pela garantia de mobilidade, pelo ordenamento”, afirmou. Para ele, é necessário “transformar nosso campus num laboratório prático e de ideias”. Modificar culturas obsoletas através da negociação também é o que defende o prefeito.

Ivan também prestou homenagem aos quatro servidores mais antigos da PU, Flávio Fernandes, Ivan Galhano, Luiz Arena Sobrinho e Paulo César de Souza.

O vice-prefeito, Paulo Mário Ripper, apresentou um breve histórico da PU, destacando as atribuições do órgão. Ele destacou o recente trabalho realizado por servidores da Divisão de Produção da PU, para a restauração de um antigo compactador de asfalto, utilizado nas obras de terraplanagem das oito ilhas que formaram o campus da UFRJ em 1950 (leia matéria completa sobre a restauração aqui).