Editora UFRJ lança livros de matemática

A Editora UFRJ lançou oficialmente, no dia 10 de abril, o livro Teoria da medida, integração e probabilidade, de Wladimir Neves e Glauco Valle, que faz parte da série Didáticos e conta com o apoio da Fujb – Fundação Universitária José Bonifácio. A publicação apresenta uma introdução à Teoria Abstrata da Medida e Integração, discutindo em detalhes alguns dos exemplos mais importantes de classes de medidas.

Destinada, principalmente, a alunos de nível intermediário, sendo acessível aos que estão no final de um curso de graduação com sólida base matemática, a obra se divide em três capítulos. O primeiro dedica-se ao estudo de propriedades básicas de medidas positivas e exteriores e ao Teorema de Carathéodory e suas aplicações. O segundo capítulo discute algumas das principais classes de medidas encontradas na literatura, que são as medidas de Lebesgue-Stieltjes, as medidas de Hausdorff e as medidas de Haar. No terceiro e último capítulo, é apresentada uma introdução à integral segundo Lebesgue e aos espaços Lp.

Com mais de oitenta exercícios e uma centena de exemplos, o livro Uma introdução à análise real, de Wladimir Neves, é outro lançamento da Editora UFRJ na série Didáticos. Destinado a estudantes dos cursos de Matemática, Matemática Aplicada, Física, Estatística, Ciências da Computação e Engenharias, é considerado uma obra essencial para os estudantes das áreas de ciências exatas que desejam adquirir, de modo simples e preciso, os fundamentos da análise real. O fio condutor do livro é o conceito de limite e de completude dos números reais.

A publicação se divide em cinco capítulos. O primeiro é dedicado à lógica matemática clássica; o segundo aborda o conjunto e suas funções; o terceiro, o conjunto dos números reais. Cálculo de uma variável real é o tema do capítulo quatro. E, por fim, no capítulo cinco, o livro apresenta o importante conceito de sequências e funções.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Editora UFRJ / Maria do Socorro Moura