">A Universidade Federal do Rio de Janeiro decidiu suspender por mais uma semana o reinício das suas atividades acadêmicas, deste primeiro semestre de 2015.

Aulas na UFRJ retornam no dia 16 de março

A decisão ocorreu nesta sexta-feira, 6 de março, à tarde, após a realização da Plenária de Decanos e Diretores, juntamente aos membros do Conselho Universitário, para avaliar se haveria condições de a instituição retomar as atividades normalmente, mesmo com algumas das suas unidades ainda com os serviços terceirizados de limpeza incompletos.

Um balanço da situação apontou que a maioria das 63 unidades acadêmicas não teria condições de reiniciar as suas atividades na próxima segunda-feira (9). Após avaliação da situação geral, o conjunto de diretores, decanos, membros do Conselho Universitário e da administração central da Universidade adotou a decisão consensual de adiar para segunda-feira, 16 de março, o reinício das atividades.

Portanto, até essa data, estarão suspensas as atividades acadêmicas da UFRJ, inclusive no Colégio de Aplicação (CAp) e na Escola de Educação Infantil.

A plenária contou também com a participação de representantes sindicais, estudantes e trabalhadores da empresa Qualitécnica que, em vários momentos, interromperam a reunião reivindicando o pagamento imediato dos seus salários, atrasados pela empresa.

As unidades atendidas pela empresa Qualitécnica estão sendo prejudicadas pelo não cumprimento de cláusula contratual por parte da empresa, que deveria honrar o pagamento dos trabalhadores, mesmo sem repasse de verbas da universidade por até 90 dias.

A UFRJ está empenhada em solucionar o impasse entre a empresa e seus trabalhadores antes de adotar medidas legais para a ruptura unilateral do contrato.

Diante do cenário desigual entre as diferentes unidades acadêmicas em relação às condições de retomada das atividades, optou-se pelo cumprimento do calendário acadêmico de forma conjunta e reinício das aulas após sanadas as atuais pendências.