Regina Faria assume coordenação da Incubadora de Empresas da Coppe UFRJ

A Incubadora de Empresas da Coppe UFRJ informa que Regina Faria, que atuou como gerente desde a sua fundação, há 20 anos, passa a assumir a Coordenação. A função esteve neste período a cargo de Mauricio Guedes, que passa a se dedicar integralmente à Direção do Parque Tecnológico da UFRJ. A Gerência da Incubadora será assumida por Lucimar Dantas, até então, Gerente Operacional. Em seus mais de 20 anos de atividade, a Incubadora já apoiou a geração de 68 empresas, responsáveis pela geração de mais de mil postos de trabalho. A Incubadora lançou no mercado de trabalho, além de dezenas de companhias bem sucedidas, uma mão de obra altamente qualificada, com um elevado percentual de mestres e doutores à frente destes empreendimentos.

Para Mauricio Guedes, a sucessão marca um momento de maturidade da Incubadora e da própria importância que o tema do empreendedorismo assume na Coppe. A nomeação de Regina Faria pela Diretoria da Coppe representa, segundo ele, o reconhecimento do trabalho realizado por ela e um passo seguro na direção da renovação com base na competência e na experiência acumulada, o que abrirá novas oportunidades para o futuro da Incubadora.

O Diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, relata a importância da Incubadora para o desenvolvimento da inovação e tecnologia de ponta no Brasil: “A Incubadora de Empresas da Coppe tem um duplo papel. Primeiro na criação e apoio a empresas surgidas dos estudos e teses conduzidas, em geral, pelos ex-alunos da Coppe. Além disso, a Incubadora foi essencial para o processo de criação do Parque Tecnológico da UFRJ, que por muito tempo se apoiou em sua estrutura. Tenho certeza de que a Incubadora de Empresas da Coppe continuará a dar importante contribuição à inovação tecnológica do país”.

Sobre Regina Faria

Regina Faria possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981) e MBA em Marketing pela Coppead (1999), e diversos outros cursos de especialização em sua área de atuação. Trabalhou no NIT da UFRJ de até 1988, e no escritório de transferência de tecnologia – Coppetec de 1988 a 1994. Em 1994 assumiu a gerência da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ. Tem experiência na área de gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão da inovação, apoio ao desenvolvimento de pequenas empresas de base tecnológica, transferência de tecnologia, capital de risco, fontes de financiamento e propriedade intelectual. Foi Coordenadora de Rede de Incubadoras do Rio de Janeiro – REINC no biênio 2002-2004. Desde 2007 faz parte da equipe estendida de dirigentes da Anprotec – Associação Nacional de Parques e Incubadoras de Empresas, atuando em vários estudos e pesquisas.