Inclusão de pessoas com deficiência é tema de debates na Casa da Ciência e NCE

Dia 3 de dezembro é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e a UFRJ vai debater o tema durante essa semana.

Por Natalia Sales

Celebrado oficialmente no dia 3 de dezembro, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é tema de debate em duas unidades da UFRJ.

Nesta terça-feira, 2 de dezembro, o Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE−UFRJ) realizará o 1º Fórum de Tecnologia Assistiva da UFRJ. Com o tema “Problemas e desafios para a educação”, o debate vai trazer professores da universidade e outros palestrantes para falar sobre questões como acessibilidade, educação inclusiva e liberdade para o deficiente.

O evento começa às 9h, no Auditório Pangea do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). Para participar é necessário fazer inscrição na página do evento, onde também está disponível a programação completa.

O NCE tem uma série de projetos dedicados ao desenvolvimento da cultura computacional, por exemplo o Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva, que elabora sistemas de computador para suporte às necessidades de pessoas com deficiência, em particular, visual e motora grave.

No dia 3 de dezembro, a Casa da Ciência promove uma mesa-redonda sobre esta temática e, no dia 6 de dezembro, uma oficina para educadores. O objetivo é promover um encontro com profissionais para debater questões que revelam os avanços na legislação, em contraste com a aplicação desses direitos legais em nosso dia a dia.

Em paralelo à mesa-redonda e à oficina dos educadores, a Casa da Ciência também apresenta a exposição  “Cidade Acessível”, em parceria com a Folguedo, agência especializada em eventos voltados à área de cultura e entretenimento, até o dia 21 de dezembro.

As instalações convidam os visitantes a experimentarem os limites físicos, sensoriais e espaciais enfrentados por pessoas com deficiências no cotidiano, promovendo reflexões sobre o que seria uma cidade acessível para todos.

Mais detalhes no site da exposição, no link “atividades paralelas”. Confira a programação da mesa-redonda, no dia 3 de dezembro, aqui.

O 1º Fórum de Tecnologia Assistiva da UFRJ será realizado no CCMN, que fica no endereço Av. Athos da Silveira Ramos, 274, Cidade Universitária.

A Casa da Ciência fica na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo.

(Com informações de Raquel Amico e Casa da Ciência)