Coryntho Baldez
A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC), por meio da portaria nº 730, de 27/11/2014, atribuiu à Universidade Federal do Rio de Janeiro a responsabilidade pela guarda e manutenção do acervo acadêmico da extinta Faculdade de Humanidades Pedro II (Fahupe). A tarefa de expedir e registrar os diplomas de ex-alunos da Fahupe passou também a ser uma atribuição da UFRJ.
Desde então, um cuidadoso trabalho de tratamento arquivístico do acervo da antiga instituição vem sendo conduzido pela Pró-Reitoria de Graduação (PR-1), pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3) e pela Divisão de Gestão de Documentos e Informação (DGDI), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão e Governança (PR-6).
Como solicitar o registro
Agora, a UFRJ começará a atender à demanda dos ex-alunos da Fahupe para terem acesso ao registro, à substituição ou à 2ª via do seu diploma.
Para fazer a solicitação, o interessado deverá ler com atenção as instruções e, em seguida, preencher o formulário, disponível aqui.
Com o formulário devidamente preenchido, acompanhado dos originais e cópias dos documentos pessoais, deverá comparecer – a partir do dia 2 de fevereiro de 2015 – à Divisão de Gestão Documental e da Informação (DGDI), localizada no prédio da Reitoria, na Avenida Pedro Calmon, 550, Cidade Universitária.
Veja também o comunicado sobre a guarda da documentação da Fahupe e a expedição de diplomas publicado no site da PR-1.
História
A Fahupe foi idealizada pelo professor Vandick Londres da Nóbrega, diretor do Colégio Pedro II, e criada pelo Decreto n. 65.763, de 20 de dezembro de 1969.
Em 1974, abrigava as faculdades de História, Letras, Psicologia, Matemática, Química, Física e Biologia.
O descredenciamento dos seus cursos pelo MEC, após intervenção na instituição, ocorreu em 1997.