Portal de Eventos da UFRJ ultrapassa mil publicações

A ferramenta busca centralizar as informações sobre os eventos da universidade e ser vitrine dos encontros acadêmicos científicos e culturais da UFRJ

O Portal de Eventos da UFRJ comemora sua milésima publicação. Em pouco mais de um ano, desde seu lançamento em julho de 2013, a página já teve 140 mil visitas e cerca de 360 mil visualizações. A ferramenta, que busca centralizar as informações sobre os eventos da universidade e ser vitrine dos encontros acadêmicos científicos e culturais da UFRJ, pode ser utilizada por alunos, docentes e técnicos para a divulgação de diversas atividades.

O Portal de Eventos não é conhecido apenas nacionalmente, cerca de 4% das visitas vêm de 100 países diferentes.  Esse alcance, que ultrapassou os muros da universidade, resultou na procura cada vez maior de pedidos de divulgação externa à UFRJ.  Um bom exemplo é a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), que sempre utiliza a página para promover suas reuniões de especialização e debate, de interesse dos alunos de Direito, pois concedem horas de estágio pela OAB.

Com o número de visualizações diárias, que chegam a 1.200, o site conta com uma equipe que avalia e autoriza a publicação dos eventos cadastrados pelos organizadores. O objetivo é garantir que o Portal mantenha sua característica principal:  a divulgação de informações de interesse da comunidade acadêmica. Além da página, o serviço ainda possui o Boletim de Eventos, enviado, a cada 20 novas atualizações, para uma lista de 41.500 e-mails cadastrados.

Para publicar seu evento no Portal não é necessário ter cadastro, basta acessar o site e seguir as dicas de postagem. A equipe analisará e irá liberar a publicação se ela estiver de acordo com os objetivos do Portal. Para receber o Boletim de Eventos, é só se inscrever aqui .

Os centros e unidades acadêmicas da UFRJ podem também se tornar gerentes de eventos, desde que haja um setor de comunicação para se responsabilizar pela atividade. Isso permite que o conteúdo seja divulgado imediatamente após o cadastro, sem precisar da autorização da equipe do Portal. Para se tornar um gerente de eventos é necessário enviar o nome completo, número do siape, setor responsável, e-mail, site da unidade e telefone de contato para o e-mail eventos@reitoria.ufrj.br, com o assunto “gerente de evento”.

Confira a página do Portal de Eventos clicando aqui.