Prefeitura Universitária promove melhorias no transporte interno

A Prefeitura da UFRJ está monitorando a adaptação dos usuários aos serviços da nova empresa responsável pelo transporte de ônibus na Cidade Universitária.

Edição: Jean Souza

A Prefeitura Universitária da UFRJ está monitorando a adaptação dos usuários aos serviços da nova empresa responsável pelo transporte de ônibus na Cidade Universitária.

De acordo com o prefeito da Cidade Universitária, Ivan Carmo, o processo de substituição da antiga empresa privilegiou a segurança e o conforto dos passageiros, priorizando a imediata implantação das novas linhas, em vez de aguardar ações operacionais, como a padronização no leiaute dos veículos.

"Estávamos muito preocupados com a queda na qualidade do serviço, pois os ônibus passaram a ter problemas, e, por segurança, optamos por retirá-los da linha a colocar os passageiros em risco. A empresa substituta teve pouquíssimo tempo para se adaptar e algumas etapas no processo foram queimadas. Mas esperamos corrigir tudo antes da segunda quinzena de novembro", informou.

Ivan Carmo explicou que, por uma questão de fidelidade aos termos do contrato, as linhas receberam novos nomes, mas, exceto pelo fato de não pararem mais no interior da Vila Residencial, os trajetos permaneceram inalterados. "Sabemos que isso gerou uma confusão, principalmente para os usuários que embarcavam ao longo do percurso dos ônibus. No entanto, escolhemos manter dessa forma e melhorar a comunicação com a comunidade", afirmou.

Até o final desta semana, os próprios ônibus apresentarão os itinerários. O site da Prefeitura Universitária já exibe, na seção Linhas Internas, links que remetem a mapas correspondentes às cores de cada uma das novas linhas. "Acreditamos que seja suficiente, pois as pessoas já estão se adaptando. No entanto, vamos continuar em busca de melhorias no transporte interno em benefício da comunidade universitária", finalizou o prefeito.

Novas linhas em direção ao Centro da cidade

No dia 1º de novembro, quatro linhas de ônibus municipais passaram a circular pela Cidade Universitária. Vindos da Ilha do Governador no sentido Centro, os ônibus que seguem direto pela Linha Vermelha passaram a fazer integração com o BRT no Terminal Aroldo Melodia, na entrada do campus, e saem do campus pela Ponte do Saber.

O novo itinerário atende também o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o Centro de Ciências da Saúde (CCS), o Cenpes, a Faculdade de Letras e o Centro de Tecnologia (CT).

Linhas Municipais com itinerário alterado:
321 – Bancários – Castelo (Via Linha Vermelha)
323 – Bananal – Castelo (Via Cacuia)
325 – Ribeira – Castelo (Via Linha Vermelha)
327 – Ribeira – Castelo (Via Linha Vermelha)