Novas linhas internas em operação

Nova frota de ônibus internos vai atender a comunidade que circula na UFRJ diariamente. Prefeitura iniciará serviço de transporte durante a madrugada, em caráter experimental, para verificar a demanda dos alunos que moram na Vila Residencial.

Três novas linhas de ônibus internos passaram a operar na Cidade Universitária nesta segunda-feira (3/11): a linha 1 (laranja), a linha 2 (azul) e a linha 3 (verde). Cada uma delas terá um itinerário para atender à comunidade universitária, com uma delas percorrendo a maior parte das ruas e avenidas do campus, outra com um trajeto mais curto e poucas paradas e a terceira priorizando a conexão com a residência estudantil. São 16 veículos, dotados de condicionadores de ar e capacidade para levar 80 pessoas (metade sentadas).

As novas linhas não atendem mais a Vila Residencial, conforme determinação da Procuradoria-Geral Federal na UFRJ. O horário de circulação dos ônibus também foi alterado para funcionamento entre 6h da manhã e meia-noite. Conheça os principais pontos de parada clicando aqui.

A Prefeitura Universitária vai disponibilizar um veículo para operar em caráter experimental ao longo do mês de novembro para verificar a demanda dos alunos que moram na Vila Residencial no período da madrugada. O transporte será no esquema ponto a ponto saindo da praça da Vila Residencial para o Terminal Aroldo Melodia (BRT) às 1h30, 3h e 4h30. No sentido inverso as saídas ocorrerão às 1h40, 3h10 e 4h40.

De acordo com o prefeito da UFRJ, Ivan Carmo, o uso de veículos elétricos adquiridos com o Fundo Verde – parceria do governo estadual, da Light e da UFRJ para projetos de infraestrutura sustentável em setores de geração, consumo de energia e de mobilidade urbana – poderão circular durante a madrugada, atendendo, prioritariamente, os locais de residência estudantil após ser confirmada a necessidade. Um levantamento realizado pela Superintendência-Geral de Políticas Estudantis (Superest), estima que 600 estudantes passaram a viver na região após terem iniciado as obras de reforma da residência estudantil.

Em relação às linhas externas, não haverá nenhuma alteração nas conexões com a Praia Vermelha ou com os bairros de Bonsucesso, Cascadura e a Praça XV. Aliás, desde sábado (1º/11), quatro linhas de ônibus municipais passaram a circular pela Cidade Universitária (321, 323, 325 e 327). Vindos da Ilha do Governador no sentido Centro, os ônibus que seguem direto pela Linha Vermelha passam a fazer integração com o BRT no Terminal Aroldo Melodia, na entrada do campus e saindo pela Ponte do Saber. O novo itinerário atende também o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o Centro de Ciências da Saúde (CCS), o Cenpes, a Faculdade de Letras e o Centro de Tecnologia (CT).

Linhas Municipais com itinerário alterado:
321 – Bancários – Castelo (Via Linha Vermelha)
323 – Bananal – Castelo (Via Cacuia)
325 – Ribeira – Castelo (Via Linha Vermelha)
327 – Ribeira – Castelo (Via Linha Vermelha)