Ônibus internos mudam em novembro

A partir de segunda-feira (3/11), a Cidade Universitária contará com uma nova frota de ônibus internos para atender à comunidade que circula diariamente pela UFRJ. Serão 16 veículos, dotados de condicionadores de ar e capacidade para levar 80 pessoas (metade sentadas), que percorrerão três itinerários iniciais: a linha 1 (laranja), a linha 2 (azul) e a linha 3 (verde). A primeira delas percorrerá um trajeto mais extenso que irá abranger a maior parte das ruas e avenidas do campus, levando perto de uma hora para completar a volta.

Para promover a imediata substituição da atual empresa contratada para o serviço de transporte interno, a Prefeitura Universitária precisou submeter à Procuradoria-Geral Federal na UFRJ o novo Termo de Referência com condições de atendimento ao campus e acabou surpreendida por uma série de restrições, como a suspensão do atendimento no período entre meia-noite e 6 horas da manhã e de circular na Vila Residencial.

Apesar dos recursos e alegações da Superintendência-Geral de Políticas Estudantis (Superest), as restrições foram mantidas como condição para retirar a atual contratada, que já não prestava o serviço de forma plena. “Os ônibus estavam em estado precário de conservação, alguns até sem os assentos, o que colocava em risco os usuários. Além disso, houve sensível redução da frota no exato momento em que a integração com o Sistema BRT passou a operar”, esclareceu o prefeito da UFRJ, Ivan Carmo.

A universidade se empenhou para manter a circulação no interior da Vila Residencial, justificando que na região vivem muitos servidores e centenas de alunos. No entanto, a Procuradoria manteve a posição. Como cabe à Prefeitura Universitária fiscalizar os serviços contratados pela UFRJ, a única alternativa é cumprir a determinação. “Buscaremos a solução de atender aos limites autorizados, o que demandará a construção de uma via entre as ruas Maurício Jopert e Paulo Emídio Barbosa”, explicou Ivan Carmo.

Outras soluções estão sendo pensadas, de acordo com o prefeito da UFRJ, como o uso de veículos elétricos adquiridos com o Fundo Verde – parceria do governo estadual, da Light e da UFRJ para projetos de infraestrutura sustentável em setores de geração, consumo de energia e de mobilidade urbana – para circular durante a madrugada, atendendo, prioritariamente, os locais de residência estudantil.

Mais opções de ônibus para o Centro

Segundo o prefeito da UFRJ, alterações no deslocamento interno vão ocorrer também para melhorar a mobilidade na Cidade Universitária. Ivan Carmo informou que a SMTR vai liberar a passagem dos ônibus que saem da Ilha do Governador em direção ao Centro pelo campus universitário. “Hoje, os alunos acabam reféns de apenas uma empresa de ônibus e agora poderão contar com mais quatro linhas (321, 323, 325 e 327) passando pela Avenida Horácio Macedo”.

Ele adiantou ainda que está em contato com a CET-Rio para que o ingresso pela ponte velha do Galeão à Cidade Universitária não seja restrito apenas aos ônibus alimentadores, o que desafogará o retorno atual por baixo do viaduto da Linha Vermelha. “É expressivo o número de pessoas que se beneficiarão com a alternativa, que era adotada quando tínhamos as pistas da Saída Norte”, informou.

Finalmente, Ivan Carmo revelou que está empenhado em recuperar o que foi acertado quando a universidade aprovou o projeto do BRT na Cidade Universitária. “O semáforo precisa urgentemente recuperar a orientação original apresentada em diversas reuniões. No cruzamento da Avenida Carlos Chagas Filho com a Avenida Brigadeiro Trompowsky, ele deveria, por projeto aprovado pela UFRJ, permanecer aberto, sendo fechado apenas nos momentos de passagem dos ônibus articulados do Sistema BRT”, concluiu.