Espaço da UFRJ

A aquisição de novas carteiras escolares pela universidade no meio do ano, permitiu que a administração padronizasse de uma vez só todo o mobiliário dos módulos educacionais da Praia Vermelha. Mas a boa notícia deu origem a outro problema: o que fazer com os móveis que estavam cedidos por empréstimo por outras unidades e cursos da UFRJ?

A decisão trouxe uma polêmica que surpreendeu o subprefeito dos campi externos, Ênio Kaippert. “A atitude foi tomada para preservar o dinheiro dos contribuintes. Fiquei sabendo por outros que uma emissora de rádio divulgou que a antiga casa de espetáculos de Botafogo havia se transformado em depósito da universidade”.

As carteiras antigas estão em condições de uso e precisavam ser levadas para algum local protegido das intempéries, enquanto se resolvem os procedimentos administrativos para devolução às unidades que fizeram o empréstimo dos móveis. Segundo o subprefeito, todos os móveis têm uma identificação patrimonial e precisam retornar exatamente para os mesmos donos. “Logo, o Canecão não se transformou em um depósito, mas abriga provisoriamente o material desde o início de agosto, porque era o melhor lugar que tínhamos no campus”, revelou.

Segundo Ênio Kaippert, há alguns meses seria impossível ter tomado a decisão. Quando a UFRJ recuperou o antigo Canecão em 2010, o espaço estava totalmente destruído e degradado. Assim que a universidade teve condições de atuar no local, ou seja, depois da retirada dos materiais do antigo ocupante, em 2013, uma primeira reforma no telhado foi feita, o que pôs um fim aos alagamentos constantes no interior do imóvel. “Hoje, não há local mais protegido da chuva. Foi uma decisão lógica. Aliás, depósito se tornou o lugar por dois anos seguidos quando o antigo ocupante deixou para trás diversos móveis e salas lacradas, que só puderam ser retirados por decisão judicial”, lembrou.

Para ele, qualquer um pode perceber pela fotografia divulgada, que elas estavam dispostas de maneira ordenada lado a lado e não amontoadas em um canto. “O que é mais uma prova de que estão em boas condições e serão aproveitadas. Lá, não estavam bens de outras pessoas, mas material para os alunos da universidade, o que seria explicado claramente”.

A Universidade está fazendo todo o possível para reabrir o local que hoje tem o nome provisório de Espaço UFRJ. Até o fim deste ano, será lançado o edital a fim de escolher um projeto capaz de acolher a reivindicação de transformar o lugar em um centro cultural para shows, exposições, salão de convenções, hotel-escola e ainda com um estacionamento subterrâneo.