Pensando a Educação na UFRJ

Escola de Educação Infantil, Faculdade de Educação, CAp e CFCH atuarão juntos na construção de um projeto para a área

A direção da Escola de Educação Infantil (EEI), órgão suplementar do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, recebeu, no último dia 18, a decana do CFCH, professora Lilia Guimarães Pougy; a diretora da Faculdade de Educação (FE), Ana Maria Monteiro; e a vice-diretora do Colégio de Aplicação (CAp), Miriam Kaiuca. No encontro, foram debatidas questões referentes ao projeto político-pedagógico do Ensino Básico na universidade, tendo como estratégia a articulação entre as três unidades e a Decania do CFCH.

Com o objetivo de atender aos filhos dos servidores da UFRJ, o reitor Luiz Renato Caldas criou, em 24 de junho de 1981, a Creche Universitária, então vinculada ao Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG) e ao Centro de Ciências da Saúde (CCS). Em 2011, após a publicação da Resolução 1, de 10 de março, do Ministério da Educação (MEC) – que normatiza o funcionamento das escolas de educação infantil ligadas à Administração Pública Federal  direta, autarquias e fundações – o Conselho Universitário (Consuni), em sua sessão ordinária de 29 de agosto, buscando atender às novas exigências, aprovou a transformação da unidade em Escola de Educação Infantil, órgão suplementar do CFCH. Entre as determinações da resolução está o acesso universal, que a EEI passou a adotar, com seleção realizada através de sorteio público. Outra mudança ocorrida com base nas orientações do MEC foi a passagem da finalidade de “creche” para a de uma unidade onde são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão articuladas à Faculdade de Educação e ao Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ. Desta forma, o conhecimento produzido na área da Educação e da Pedagogia é aplicado e desenvolvido na EEI. Um exemplo é o estágio de prática de ensino em Pedagogia.

Atualmente, o principal desafio da unidade é a composição do seu quadro de servidores. Para atender às 84 crianças hoje matriculadas, a EEI-UFRJ conta com 26 professores que atuam em sala de aula. Deste total, 24 são substitutos e dois são servidores técnico-administrativos. A direção da escola enxerga como perspectiva para atenuar o problema a publicação de uma portaria da Pró-Reitoria de Pessoal (PR-4) que autorize a realização de processo seletivo para o provimento de três vagas de professor efetivo. “Temos que pensar a EEI, o CAp e a Faculdade como um pólo para a Educação. A responsabilidade por este processo deve ser do quadro permanente”, analisa a decana do CFCH, Lilia Guimarães Pougy. Miriam Kaiuca, vice-diretora do CAp-UFRJ, concorda. “Questões políticas e institucionais não devem ser desvinculadas das questões cotidianas. Uma discussão antiga na universidade é se devemos colocar professores de Ensino Superior na Educação Básica ou permanecer os docentes da carreira EBTT (Ensino Básico Técnico e Tecnológico). No CAp-Uerj e no CAp-UFG a primeira situação já acontece. Não podemos deixar de ocupar os espaços destinados ao nosso quadro efetivo”, enfatiza. Ana Maria Monteiro, diretora da FE-UFRJ, destacou a importância da EEI para o ensino da prática docente. “Há muito tempo a Faculdade de Educação está junto com a Escola de Educação Infantil e com o CAp. Fazemos um trabalho conjunto de pesquisa e de formação de professores, que é um aspecto central. O Cespeb (Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica) ajuda nisso”, aponta.

Nova sede

Outra tarefa diária para a unidade é enfrentar as deficiências de infraestrutura. De acordo com Alessandra Sarkis, diretora da escola, a unidade não tem autonomia financeira e todo o orçamento atualmente é executado diretamente pela  PR-4 e pela Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Finanças (PR-3). A sede onde a EEI está instalada (fotos acima) também é provisória, até que sejam concluídas as obras do Complexo Educacional, composto pela EEI, CAp e FE-UFRJ, em construção na Cidade Universitária (foto ao lado). O local escolhido é o terreno ao lado da Faculdade de Letras (FL), em que também estão sendo erguidos os prédios da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (Facc) e do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). A previsão inicial de entrega, de acordo com as informações da construtora responsável, era maio de 2013. No entanto, problemas nas fundações fizeram com que este prazo fosse estendido. Segundo o reitor Carlos Levi, o prédio da Faculdade de Educação deverá ser entregue até meados de 2015. Já as futuras instalações da EEI levarão mais tempo para serem finalizadas. “Há 33 anos estamos localizadas em uma sede provisória. O (prefeito da UFRJ) Ivan (Carmo) sempre procura atender as nossas demandas. No entanto, a previsão de mudança para a sede definitiva é quatro anos”, afirma a diretora.

Alessandra Sarkis e Priscila Basílio exercem, desde janeiro deste ano, as funções de diretora e diretora substituta do Grupo Gestor. Até o início de setembro deverá ser instalado o Conselho Deliberativo para a realização imediata de novas eleições, e que deverá ser composto por seis docentes, um servidor técnico-administrativo, um representante dos pais e um da Direção. Alessandra acredita que este deverá ser o ponto de partida para a elaboração de um projeto político-pedagógico para a escola, considerado como prioridade. “Contamos com uma parceria com a Faculdade de Educação, o  CAp, a Decania do CFCH e a Reitoria para a gestão da escola nos próximos anos”, conclui.