CSCE discute internacionalização da UFRJ

Conselho discutiu mecanismos para internacionalização da UFRJ, e divulgou a criação do Plano de Desenvolvimento Institucional.

Por Fernanda Freitas

No dia 19/8, em reunião ordinária, o Conselho Superior de Coordenação Executiva (CSCE) da UFRJ discutiu estratégias para a internacionalização da universidade.

Os membros do conselho discutiram a importância dos programas de intercâmbio que oferecem bolsas aos estudantes de diversas áreas. Atualmente, muitos alunos têm a oportunidades de estudar no exterior, entretanto, ainda é pouco expressivo o número de estrangeiros que a UFRJ recebe.

Segundo Ricardo Naveiro, presidente do Conselho de Relações Internacionais da UFRJ, “o Ciências sem Fronteiras é apenas um programa ao qual a UFRJ aderiu”. Na opinião do professor, o programa do Governo Federal é muito mais voltado à capacitação do estudante que à internacionalização das universidades.

Diante disso, a universidade tem se mobilizado para buscar mecanismos que coloquem a UFRJ em um patamar internacional, sendo um deles o Plano de Desenvolvimento Institucional para a Internacionalização, apresentado por Naveiro durante a reunião.

“O PDI é uma maneira de a universidade não mais reagir e, sim, agir”, acrescentou Victor Amaral, coordenador do Setor de Convênios e Relações Internacionais (Scri) da UFRJ, que tem feito grande esforço para incrementar as ações de internacionalização.

Avaliação institucional em pauta

Durante a reunião, a pró-reitora de Graduação, Angela Rocha, realizou uma apresentação sobre a avaliação acadêmica interna e comentou a importância da participação dos professores e alunos na pesquisa realizada semestralmente.

O Sistema de Avaliação de Cursos de Graduação, informou Angela, permite a avaliação de disciplinas, ementas, infraestrutura, entre outros. O questionário está disponível no Siga e pode ser respondido até 30/8 por alunos e 15/9 pelos professores.