UFRJ apresenta cursos de graduação a 12 mil estudantes do Ensino Médio

Nos dias 13 e 14/8, o projeto Conhecendo a UFRJ oferecerá palestras e exposições sobre os cursos de graduação.

A UFRJ realizará mais uma edição do projeto Conhecendo a UFRJ, nos dias 13 e 14/8. Durante os dias do evento, estudantes do Ensino Médio e de cursos pré-universitários poderão assistir a palestras e participar de exposições sobre os cursos de graduação da UFRJ, testes de habilidade específica e apresentações culturais.  Este ano, estima-se receber 12 mil visitantes, entre alunos e professores de Ensino Médio, cerca de seis mil em cada dia.

O Conhecendo a UFRJ é coordenado e produzido anualmente pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), através de sua equipe técnica, contudo, é importante ressaltar que para o sucesso do evento, conta-se com a colaboração de outros setores da UFRJ.

O evento realiza a divulgação dos cursos da universidade para estudantes do último ano do Ensino Médio, principalmente da rede pública de ensino e tem como principal objetivo estimular o acesso desses alunos à universidade, conhecer o seu perfil e orientá-los na escolha da trajetória a ser seguida no Ensino Superior, fazendo com que eles se apropriem desse espaço que é público, de direito de todos.

A programação do evento terá início com uma abertura, onde os alunos receberão informação quanto ao acesso aos cursos de graduação, bolsas estudantis e outros. Em seguida, o público será distribuído entre os oito espaços de palestras, cada um com uma programação distinta, ministradas pelos coordenadores de diferentes cursos da UFRJ.

Além disso, os participantes poderão visitar os estandes, orientados pelos alunos de graduação da UFRJ, onde terão um contato mais próximo com as especificidades de cada curso, e receberão informes sobre as possibilidades de atuação no mercado de trabalho e na área de pesquisa.

Outra atração para o público é a Tenda Cultural, onde há apresentações das produções artísticas desenvolvidas pelos grupos culturais da universidade, formados por alunos, técnico-administrativos e docentes.

Este ano, pela primeira vez, serão realizadas oficinas de THE (Teste de Habilidade Específica), pré-requisito para alguns cursos da UFRJ, ministradas por alunos de graduação e coordenadas por docentes do curso de Comunicação Visual.

O Conhecendo a UFRJ acontecerá na Escola de Educação Física e Desportos, na Cidade Universitária, e as inscrições foram realizadas exclusivamente pelas instituições de ensino, através da página da PR-5 (www.pr5.ufrj.br/conhecendo), com 60% das vagas para as escolas da rede pública de ensino e 40% para as escolas da rede privada.