">A Escola de Música (EM) da UFRJ realizará, de 11 a 15/8, o 5º Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. Paralelamente, entre os dias 11 e 12/8, acontecerá também o Fórum Nacional de Editores de Periódicos de Música. Conheça a programação.

Escola de Música promove debate internacional sobre a história e a influência dos periódicos musicais

A Escola de Música (EM) da UFRJ realizará, de 11 a 15/8, o 5º Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ. Paralelamente, entre os dias 11 e 12/8, acontecerá também o Fórum Nacional de Editores de Periódicos de Música. Os dois eventos foram planejados para acontecer junto à Semana da Escola de Música, que comemora o 166º aniversário da instituição.

Uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM), o Simpósio Internacional de Musicologia celebra, nesta edição, os 80 anos da Revista Brasileira de Música e tem como tema os “Periódicos musicais: história, crítica e políticas editoriais”.  O objetivo do encontro é refletir sobre a influência dos periódicos especializados na difusão do conhecimento de música, principalmente no Brasil e na América Latina.

Já o Fórum Nacional de Editores de Periódicos de Música debaterá as políticas científicas atuais. Entre os diversos temas de discussão, estão história do periodismo musical, crítica musical, acervos e políticas científicas e editoriais atuais.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local do evento, tanto para os que vão apresentar trabalhos como para os ouvintes. Serão emitidos certificados para os ouvintes com 70% de frequência.

A Escola de Música fica na Rua do Passeio, nº 98, na Lapa. Veja a programação completa dos eventos aqui.