">O 3º Encontro Internacional de Reitores da Universia, terminou com divulgação de carta de intenções.

Carta Universitária Rio 2014 propõe ações estratégicas para as universidades ibero-americanas

Por Diane Dias

O 3º Encontro Internacional de Reitores Universia, realizado nos dias 28 e 29/7, no Riocentro, Barra da Tijuca, terminou com a publicação de uma carta de intenções dos participantes do evento. Durante o discurso de encerramento na terça-feira, 29/7, o presidente da rede Universia, Emílio Botín, informou que os debates realizados antes e durante o evento deram origem à Carta Universitária Rio 2014.

“Essas conclusões devem ser trabalhadas e difundidas para que não sejam apenas mais uma declaração institucional sobre a universidade”, disse Botín.

A carta apresenta, de maneira geral, questões estratégicas e propostas para as universidades ibero-americanas, e foi dividida em três partes. A primeira apresenta 10 questões-chave para serem refletidas pelas universidades, como, por exemplo, a consolidação do espaço ibero-americano do conhecimento, a atenção às novas expectativas dos estudantes, a ampliação da internacionalização e das iniciativas de mobilidade, entre outras.

Em seguida, sugere propostas efetivas de atuação, a fim de pôr em prática as questões levantadas, tais como programas acadêmicos transnacionais e a criação do Espaço Digital Ibero-americano. A carta termina com o compromisso de todas as universidades ibero-americanas participantes do evento em divulgar o documento para os governos e sociedade.

“Este compromisso começa dentro das próprias universidades, que manifestam a sua vontade de desenvolver as orientações e propostas expressas nesta Carta Rio 2014; e se estende também aos responsáveis governamentais. Com este fim é feito um apelo para que sejam favorecidos os investimentos públicos e privados em educação, pesquisa, desenvolvimento e inovação, até ser alcançada uma percentagem do PIB similar a dos países com os sistemas universitários mais reconhecidos.”

Confira aqui a Carta Universitária Rio 2014 na íntegra.

O reitor da UFRJ, Carlos Levi, também esteve presente na cerimônia de encerramento e ressaltou a importância do evento. “Esse encontro trouxe para o Brasil muitas oportunidades e novos projetos. É um orgulho poder realizá-lo no Rio de Janeiro. Talvez demore a acontecer outro evento assim no país”, disse.

Em entrevista a jornalistas, o reitor fez um balanço do encontro. “Pudemos desenvolver ideias e propostas que atendem de maneira harmoniosa às expectativas das nossas instituições universitárias”.

Sobre as propostas da carta, Carlos Levi disse que são articuladas e que vão produzir em seu conjunto resultados que as instituições de ensino esperam e necessitam. Para ele, algumas questões, como inclusão social e democratização de acesso ao ensino superior e a expansão da oferta de vagas, devem ser priorizadas.

O reitor afirmou também que cada universidade tem uma lógica diferente para enfrentar os desafios e incorporar as iniciativas. No caso da UFRJ, uma das principais dificuldades está em universalizar a oferta de vagas para o ensino superior. “Na UFRJ, a questão da incorporação das tecnologias de informação no conjunto da nossa comunidade acadêmica é um desafio e uma das prioridades”, afirmou.

Começa no Rio o 3º Encontro Internacional de Reitores Universia

Fórum de Ciência e Cultura e Companhia Folclórica do Rio abriram encontro de reitores