Eleição na decania do CCJE

Por João Eduardo Fonseca e Marcio Ayala

Três candidaturas participarão do processo eleitoral para escolha do Decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), para o quadriênio 2014-2018, nos próximos dias 11, 12 e 13 de agosto. Com suas inscrições homologadas pelo Conselho do Centro, os candidatos são, em ordem alfabética, os professores HELIOS MALEBRANCHE, da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) e seu vice, MANUEL ALCINO FONSECA, do Instituto de Economia (Chapa 1); KLEBER FOSSATI FIGUEIREDO, do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (COPPEAD) e sua vice, MARIA SILVIA POSSAS, do Instituto de Economia (Chapa 3); e VITOR MARIO IÓRIO e seu vice, ANTONIO JOSÉ BARBOSA DE OLIVEIRA, ambos da FACC (Chapa 2).

O Conselho de Centro, reunido em 30 de maio último, apreciou recurso apresentado pelos professores Hélios Malebranche e Manuel Alcino Fonseca. Os docentes, que tiveram sua inscrição indeferida pela Comissão Eleitoral, nos termos do regimento, solicitaram do colegiado a revisão da decisão. Com cinco votos favoráveis e cinco abstenções, o Conselho acolheu as justificativas apresentadas e deferiu o recurso proposto.

Conforme estabelecido no regimento eleitoral, aprovado pelo Conselho do Centro, “A autonomia universitária será exercida pelo voto paritário, direto e secreto.”. O processo ocorrerá sob o critério da maioria absoluta, excluído dos votos válidos, os votos brancos e nulos. Se, no primeiro turno, ela não ocorrer, os dois candidatos mais votados concorrerão em segundo turno de votação, previsto para os dias 18, 19 e 20 de agosto.

Em 24 de junho último, a Comissão Eleitoral promoveu reunião com as chapas inscritas, para organização dos debates com a comunidade. Participaram do encontro o Superintendente José Carlos Pereira, os professores Maria Malta e Luciano Coutinho, todos integrantes da Comissão; além dos professores Antônio José Barbosa de Oliveira, representando a CHAPA 2, e Kleber Fossati, representante da CHAPA 3. Ficou, então, definida a realização de três debates, conforme o calendário seguinte:

Primeiro debate – 05 de agosto, terça-feira, às 16h, no Auditório Samira Mesquita (Salão Azul), Prédio da Reitoria, Cidade Universitária.

Segundo debate – 06 de agosto, quarta-feira, às 18h, no Auditório Valadão, Faculdade Nacional de Direito.

Terceiro debate – 07 de agosto, quinta-feira, às 11h, na Sala 102, no Palácio Universitário, Campus da Praia Vermelha.

Nesses encontros, serão apresentados e debatidos os programas de gestão propostos pelos candidatos. A expectativa de todos é de que o processo faça avançar a agenda de ideias e de ações nos planos acadêmico, institucional e comunitário, no Centro e na UFRJ.