Fundo Verde vai lançar concurso de desenvolvimento sustentável

Na próxima quinta-feira (05/06) será lançado o concurso "Soluções Sustentáveis na Cidade Universitária". Os vencedores terão seus projetos financiados pelo Fundo Verde entre outros benefícios.

Edição: Jean Souza

No dia 05/06, Dia Mundial do Meio Ambiente, às 15h, será lançado no auditório do Parque Tecnológico da UFRJ o concurso “Soluções Sustentáveis na Cidade Universitária”, promovido pelo Fundo Verde da UFRJ. Um dos objetivos do concurso é divulgar o Fundo Verde, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Light e a UFRJ, que isenta a universidade do ICMS da conta de luz para que o recurso seja investido em projetos sustentáveis. “O concurso busca envolver a comunidade da UFRJ no desafio de tornar o campus mais eficiente e sustentável”, afirma Suzana Kahn, coordenadora do Fundo.

Na ocasião, serão assinados acordos de cooperação entre a COPPE e as três organizações apoiadoras da iniciativa: a Nissan, através do comodato de um carro elétrico, a ONG Conservation International, com a criação de espaços verdes na Cidade Universitária, e a Agência Internacional de Cooperação Alemã (GIZ), com a implementação de projetos nas áreas de energias renováveis e eficiência energética. O evento contará com a presença do reitor da UFRJ, professor Carlos Levi, de Júlio Bueno, secretário de Desenvolvimento Econômico de Energia Indústria e Serviço, Suzana Kahn, coordenadora do Fundo Verde, e representantes da COPPE e das empresas apoiadoras.

Para participar do concurso é preciso enviar uma proposta de projeto sustentável para a Cidade Universitária que seja viável e tenha custo máximo de implantação de 500 mil reais. Cada candidato pode concorrer em apenas uma das três categorias: Energia, Água e Mobilidade. Os projetos devem ter orçamento e metodologia detalhados e se enquadrar no Plano Diretor 2020 da UFRJ (disponível para consulta aqui). Podem participar do concurso alunos, professores e pesquisadores da UFRJ.

Uma comissão com representantes dos Conselhos do Parque Tecnológico, do Fundo Verde e do Plano Diretor será responsável por analisar as propostas. As ideias vencedoras serão financiadas pelo Fundo Verde. Os ganhadores vão participar da implementação dos projetos atuando como coordenadores por três meses, durante os quais receberão uma bolsa. Além disso, o Parque Tecnológico da UFRJ dará como prêmio um iPad para cada projeto selecionado. Segundo Maurício Guedes, diretor do Parque Tecnológico, “a nossa ilha, com uma população da ordem de 80 mil pessoas, é um excelente campo de experimentação na área de sustentabilidade, gerando inovações que podem ser futuramente adotadas em toda a cidade”. As inscrições, que devem ser feitas através do site do concurso, vão de 05/05 a 06/09. O resultado do concurso será anunciado no dia 30/10.