">A RedeRio Metropolitana (Redecomep-Rio) será inaugurada na quinta-feira (5/6). A cerimônia de lançamento ocorrerá no Auditório Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

Rio de Janeiro ganha rede comunitária de educação e pesquisa metropolitana com 85 pontos de conexão

Na próxima quinta-feira, dia 5 de junho, às 14 horas, será inaugurada a RedeRio Metropolitana (Redecomep-Rio) que conecta 85 pontos e campi de instituições de ensino e pesquisa na cidade do Rio de Janeiro, entre elas a UFRJ. Com uma extensão que atinge cerca de 305 km de fibras óptica, a Rede possibilitará a expansão no desenvolvimento de pesquisas científicas. A cerimônia de lançamento será no Auditório Pedro Calmon, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ.

O evento contará com a presença de autoridades do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), do Governo do Estado e da Prefeitura do Rio de Janeiro, além de diretores da instituição de ensino e outras organizações.

Com coordenação geral do professor Luís Felipe Magalhães de Moraes, do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ, a RedeRio Metropolitana, que também irá se constituir na nova RedeRio/Faperj, faz parte do programa de Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC). Coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), tem como objetivo implementar redes ópticas de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país que possuam densidade de  instituições de ensino e pesquisa.

A Redecomep-Rio contou com mais de R$ 22 milhões da RNP para sua implantação, com recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT/FINEP) e da Faperj (cerca de R$ 8 milhões), instituição pioneira na implantação de uma rede acadêmica e governamental de âmbito estadual, a RedeRio, que completou 22 anos de existência no dia 22 de maio deste ano.

“A Rede Rio Metropolitana permitirá ampliar o desenvolvimento de pesquisas científicas, a integração entre universidades e unidades de pesquisa, e a troca de informações utilizando um potencial de múltiplos gigabits por segundo”, afirma o professor da Coppe, Luís Felipe Magalhães de Moraes.

Com uma capacidade agregada que pode atingir 1,9 Terabits – o equivalente a 1 trilhão e 900 bilhões de bits –  por segundo (Tb/s) e mais de 300 Km de fibras ópticas, a Redecomep-Rio é a maior rede acadêmica metropolitana da América Latina. Ela está conectada ao backbone da rede óptica nacional acadêmica da América Latina (Rede Ipê) implantada pela RNP, que interliga atualmente cerca de oitocentos campi de universidades e centros de ensino, de pesquisa e de cultura no Brasil e mantém ainda conexões com as redes acadêmicas na América do Sul, América do Norte e Europa.

“Os 305 km de fibras ópticas da Rede Rio Metroplolitana estão disribuídos em cinco anéis, ramais e derivações, que serão usados para apoiar as atividades de educação, pesquisa e desenvolvimento pela comunidade acadêmica do Rio de Janeiro. A partir de um backbone a 10 gigabits por segundo, todas as instituições se interligam a pelo menos 1 gigabit por segundo, através de fibras ópticas dedicadas”, explica o professor da Coppe, que também coordena a RedeRio/Faperj.

A Redecomep

A Redecomep é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), coordenada pela RNP, com o apoio da Agência Brasileira de Inovação FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). Tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país com alta densidade de instituições de ensino e pesquisa. O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infraestrutura de fibras ópticas própria voltada para as instituições de  pesquisa e educação superior e na formação de consórcios entre as instituições participantes para autossustentação.

A grande vantagem da Redecomep é a possiblidade de utilização de serviços avançados  de comunicação e colaboração com custos reduzidos. As redes já implantadas possuem mais de 400 instituições consorciadas e mais de 60 organizações parceiras. A cobertura total do conjunto das redes já ultrapassou a marca de 2 mil km. Atualmente estão implantadas – grande parte em operação integral – 39 redes ópticas, incluindo 24 redes nas capitais e 15 redes em outras regiões metropolitanas em seis estados. Todas com conexões de pelo menos 1 Gb/s entre seus participantes.