UFRJ inaugura instalações para pesquisas sobre setor privado de saúde

Iesc inaugurará instalações para fazer pesquisas sobre o setor privado de saúde no Brasil.

O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc-CCS) da UFRJ inaugura, no dia 14/3, as instalações que irão sediar pesquisas sobre o setor privado da saúde no Brasil. Voltado à produção científica e à formação de pesquisadores, o espaço acadêmico irá desenvolver estudos sobre empresas e grupos econômicos que atuam na saúde, complexo econômico-industrial, segmentos comerciais e a relação entre os setores público e privado no sistema de saúde brasileiro.

Destacam-se duas pesquisas já em andamento: uma sobre o "empresariamento"  da saúde com foco nas empresas de planos e seguros de saúde; outra sobre as dinâmicas do complexo econômico-industrial, envolvendo serviços de saúde privados, empresas hospitalares, laboratórios de diagnóstico, organizações sociais, instituições privadas com atuação na formação de profissionais de saúde, indústrias de fármacos, medicamentos, vacinas, hemoderivados, reagentes, equipamentos médico-hospitalares, órteses e próteses, além do comércio de planos e seguros, farmácias, drogarias e distribuidores de insumos médico-assistenciais. As duas pesquisas contam com financiamento do Ministério da Saúde e CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Ao integrar outros projetos a serem apoiados por instituições de fomento, nacionais e internacionais, o propósito é consolidar linhas de pesquisa, gerar conhecimento de ponta sobre os temas e formar mestres e doutores.

Destacam-se, ainda, o trabalho em rede e a articulação da UFRJ com docentes e pesquisadores de instituições como Fundação Oswaldo Cruz, Faculdade de Medicina da USP,  Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj),  Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Universidade Federal Fluminense (UFF), dentre outras.

À frente da iniciativa, a coordenadora das pesquisas, professora Ligia Bahia, da UFRJ, ressalta que “o espaço permitirá produzir e difundir conhecimento sobre as matrizes e as tendências de articulação entre o público e privado no sistema de saúde brasileiro”. O espaço a ser inaugurado tem dois andares com infraestrutura física para abrigar pesquisadores, grupos de estudo, reuniões presenciais, teleconferências e um centro de documentação arquivística, bibliográfica e histórica.

O módulo, viabilizado por meio de doação institucional da Qualicorp à UFRJ, será integrado ao patrimônio da universidade. A Qualicorp é a maior administradora de benefícios de saúde suplementar do país, com atuação no segmento corporativo e empresarial. “A dinâmica da universidade é distinta do governo e das empresas privadas, mas essa doação da Qualicorp demonstra ser possível o diálogo civilizado baseado no diálogo produtivo e no reconhecimento da geração de conhecimento científico como um elo importante para as relações entre a universidade e a sociedade",  afirma Armando Meyer, diretor do Iesc.

Serviço:
Dia 14/3, sexta-feira, às 12h. O módulo fica localizado no Iesc, na Cidade Universitária, Avenida Horácio Macedo, s/nº, próximo à Prefeitura Universitária da UFRJ.