">Promovido pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura da Faculdade de Letras (FL) da UFRJ e pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), ocorre, entre 17 e 21/3, o evento “Cinema, Literatura e Memória: o Golpe de 1964 e as ditaduras na América do Sul”.

Evento discute o Golpe de 1964 e as ditaduras na América do Sul

Cíntia Albuquerque

O objetivo é debater as ditaduras na América do Sul, com enfoque no Brasil, por meio da análise no campo cinematográfico e literário sobre o tema.

Na abertura do evento (17/3), o filme exibido será “Terra em Transe” (Glauber Rocha, 1967), apontado como marco do Cinema Novo. Após as exibições e palestras, serão realizadas mesas de debate.

Nos dias 17, 19, 20 e 21, as atividades acontecem no auditório Joaquim Alberto Cardoso de Melo, na EPSJV/Fiocruz, e no dia 18 no auditório G1 da Faculdade de Letras. As apresentações começam às 9h e terminam às 17h.
Não é necessário preencher ficha de inscrição para participar do evento. Os interessados também poderão acompanhar a transmissão ao vivo através do site da EPSJV.

Acesse aqui a programação do evento.

A EPSJV fica na Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos, e a Faculdade de Letras na Avenida Horácio Macedo, 2.151, Cidade Universitária.