Definido o calendário do processo sucessório

O Conselho de Coordenação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) aprovou, em sua 746ª reunião, o calendário da pesquisa eleitoral para escolha do decano para o quadriênio 2014-2018. Eis as datas:

1º, 2, 3 e 4/04: Inscrições das chapas concorrentes;
7/04: Homologação das inscrições;
De 8/04 a 9/05: Debates entre os candidatos;
13, 14 e 15/05: Consulta eleitoral;
16/05: Apuração dos votos e aplicação de recursos;
19/05: Homologação do resultado, durante sessão do Conselho de Coordenação do CFCH.

As seções eleitorais serão instaladas nos campi universitários da Praia Vermelha e do Largo de São Francisco, no Colégio de Aplicação (CAp) e na Escola de Educação Infantil (EEI), mesmos locais onde serão realizados os debates entre as chapas concorrentes.

O sistema de votação será paritário, com 1/3 dos votos válidos para cada segmento (docentes, servidores técnico-administrativos e discentes). A fórmula de apuração será a mesma da consulta para escolha do reitor.

Será constituída ainda uma comissão eleitoral, formada por representantes de todas as unidades componentes do CFCH e pelos três segmentos universitários. O professor Rafael Haddock Lobo, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS), é o primeiro representante escolhido. Os nomes devem ser enviados para a Decania do CFCH até o dia 21 de março e homologados na reunião do Conselho de Coordenação do dia 24.

Curso para professores de Educação Inclusiva

O Conselho aprovou ainda a criação do Curso de Gestão da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. De acordo com o parecer da professora Maria Luiza Rocha, representante do Colégio de Aplicação (CAp) e relatora do processo, o curso “é de importância basilar para o aperfeiçoamento profissional” dos professores que atuam com Educação Inclusiva no estado do Rio de Janeiro.

A coordenadora será a professora Mônica Pereira dos Santos, da Faculdade de Educação (FE) da UFRJ. A carga horária será de 180 horas/aula, divididas em três módulos de caráter presencial. As aulas acontecerão em 18 sábados, das 8h às 17h, “promovendo a união entre teoria e prática”, de acordo com a relatora. O curso terá a participação também de outras universidade públicas sediadas no Rio de Janeiro, como Uerj, UFRRJ e UFF.