">O Instituto de História (IH) da UFRJ realiza, nesta quarta (19/03), sua Aula Magna. Com o tema “O golpe de 1964 e o Brasil 50 anos depois”, a aula será ministrada pelo professor Carlos Fico, docente titular de História do Brasil, do IH-UFRJ.

Carlos Fico ministra Aula Magna no IH-UFRJ

O Instituto de História (IH) da UFRJ realiza, na próxima quarta (19/03), sua Aula Magna. Com o tema “O golpe de 1964 e o Brasil 50 anos depois”, a aula será ministrada pelo professor Carlos Fico, docente titular de História do Brasil, do IH-UFRJ.

Carlos Fico

É bacharel em história pela UFRJ (1983), mestre em história pela UFF (1989), doutor em história pela USP (1996), onde também fez um estágio de pós-doutoramento em 2006/2007. É Professor Titular de História do Brasil da UFRJ e pesquisador do CNPq. Dedica-se ao ensino de teoria e metodologia da história e de história do Brasil republicano e desenvolve pesquisas para a história dos seguintes temas: ditadura militar no Brasil e na Argentina, historiografia brasileira, rebeliões populares no Brasil republicano e história política dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Criou o Centro Nacional de Referência Historiográfica na UFOP, juntamente com Ronald Polito, e coordenou o Programa de Pós-graduação em História Social da UFRJ entre 2002 e 2006. Foi "Cientista do Nosso Estado" da FAPERJ entre 2003 e 2006. Recebeu o Prêmio Sergio Buarque de Holanda de Ensaio Social da Biblioteca Nacional em 2008. É o Coordenador da Área de História da Capes até 2014.

O evento acontece a partir das 18h, no Salão Nobre do campus do Largo de São Francisco. O endereço é Largo de São Francisco, 1, Centro do Rio. A entrada é franca.