">Cinco universidades públicas do Rio de Janeiro se reuniram para resolver questões da criação do Fórum Interuniversitário de Cultura (FIC).

Universidades públicas do Rio de Janeiro se reúnem para criação de fórum de cultura

Representantes de cinco das nove universidades públicas do estado do Rio de Janeiro estiveram reunidos no dia 12 de fevereiro para resolver questões referentes à criação do Fórum Interuniversitário de Cultura (FIC). O encontro aconteceu no Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) e o assunto central foi a assinatura do convênio que firmará oficialmente a parceria entre Cefet, IFRJ, IFF, Uerj, Unirio, Uenf, UFRRJ, UFF e UFRJ. Na cerimônia, prevista para 12 de março, é esperada a participação dos ministros da Educação e da Cultura, além dos reitores das universidades envolvidas.

Pensado como um documento de contribuição para os debates da Conferência Nacional de Cultura, realizada em 2013 pelo Ministério da Cultura, o FIC nasceu na I Conferência Interuniversitária de Cultura. Iniciativa do Fórum de Ciência e Cultura, a parceria pretende estipular uma articulação permanente entre as Instituições de Ensino Superior Públicas para a construção de um campo cultural rico, diverso, dinâmico e democrático no estado do Rio de Janeiro e no país.

Após a assinatura do convênio, será formado um Conselho com representação paritária de todas as instituições participantes e constituído o Regimento Interno para reger as atividades do FIC. Todas as atividades e projetos serão realizados por meio de convênios específicos, termos aditivos ou instrumentos legais similares, firmados por todos ou por algumas das instituições participantes.

Constituem objetivos específicos do FIC-RJ:

a) promover o diálogo e intercâmbio regulares, sistemáticos e institucionalizados entre universidades e instituições de ensino superior do ERJ na esfera da produção cultural, difusão artístico-cultural-científica, assim como na formação de profissionais atuantes na produção, organização, gestão e difusão cultural, artística e científica;
b) promover conjuntamente ações que fomentem e favoreçam atividades e práticas culturais que engajem estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes das comunidades acadêmicas;
c) promover a ação interinstitucional coletiva no terreno da discussão e definição de políticas culturais, inclusive no que concerne à representação em órgãos e colegiados como Conselhos Municipais de Cultura, Conselho Estadual de Cultura, colegiados de defesa do patrimônio histórico etc.;
d) discutir, elaborar, conceber e executar conjuntamente planos, programas e projetos de promoção cultural, difusão e formação;
e) promover o intercâmbio nacional e internacional com instituições similares, como forma de encontro e diálogo intercultural;
f) conceber e implementar políticas conjuntas que favoreçam, fecundem e difundam a diversidade de saberes e formas de manifestação cultural, assim como de linguagens, dentro e fora de nossas instituições;
g) favorecer políticas acadêmicas e institucionais que possibilitem a formalização de cursos e práticas pedagógicas que difundam conhecimentos não acadêmicos, expressões das culturas e de saberes populares.