UFRJ ocupa vice-presidência de rede de assessorias de relações internacionais

Vitor Amaral, coordenador do Setor de Convênios e Relações Internacionais da UFRJ (SCRI−UFRJ), foi eleito vice-presidente da Rede de Assessorias de Relações Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Reari−RJ).

Por Nathalia Tourinho

Vitor Amaral, coordenador do Setor de Convênios e Relações Internacionais da UFRJ (SCRI−UFRJ), foi eleito, no dia 9/12, vice-presidente da Rede de Assessorias de Relações Internacionais das Instituições de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Reari−RJ). A professora Christina Russi, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), foi eleita presidente. Cada instituição-membro tem direito a um voto, e, em assembleia, foi referendada a eleição da chapa.

A Reari tem por objetivo congregar as assessorias internacionais das Instituições de Ensino Superior do Rio de Janeiro sem fins lucrativos para que os membros troquem experiências, promovam a capacitação dos que trabalham com cooperação internacional dentro das instituições participantes e estimulem o diálogo com agências de fomento e apoio à pesquisa.

A rede surgiu em 2011, mas seu estatuto foi assinado pelos reitores das IES em abril de 2013, no Palácio Guanabara, e em dezembro do mesmo ano ocorreu a primeira eleição para a presidência. O grupo se reúne a cada dois meses para trocar ideias, propor ações, além de participar de eventos internacionais em conjunto. É uma iniciativa pioneira no Brasil na área de assessoria de relações internacionais.

“Fazer parte do Reari proporcionará à UFRJ e às instituições (Uerj, Cefet, UFF, IFRJ, PUC-Rio, UFRJ, Uenf, Colégio Pedro II, Uezo, UFRRJ, UniRio) mais parceiros internacionais, diálogo mais efetivo com as agências de apoio à pesquisa, além da promoção do Rio de Janeiro como destino para estudantes e pesquisadores internacionais”, diz Vitor Amaral.