“O Rei da Vela” abre mostra de teatro na UFRJ

O campus Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) esteve movimentado no último final de semana pela encenação da peça O Rei da Vela, de Oswald de Andrade. As três apresentações, nos dias 8, 9 e 10 de novembro, abriram a XIII Mostra de Teatro da UFRJ, que prossegue até o dia 15 de dezembro.

O elenco de O Rei da Vela  é composto por alunos de três turmas do segundo ano do Ensino Médio do Cap/UFRJ. A direção ficou a cargo de alunos do quarto período do curso de direção teatral da UFRJ. Com uma temática essencialmente política, o texto de Oswald de Andrade, escrito em 1933, ainda é considerado atual em muitos aspectos. "Fizeram a ponte com a atualidade de forma brilhante. É impressionante e, ao mesmo tempo, triste ver como esse texto que tem muitas décadas ainda é atual. Nada mudou", avaliou a assistente social Raquel Becker, espectadora da sessão de estreia, na sexta-feira.

O espetáculo-manifesto é dividido em três atos e conta a história de Abelardo, um industrial arruinado sob o peso de empréstimos impagáveis ao imperialismo norte-americano . A peça é uma crítica à sociedade e à política de um Brasil que vivia a crise do café e as consequüências da quebra da Bolsa de Nova York em 1929. "O Rei da Vela deu lugar a outros reis, como o do camarote, um exemplo de que os Abelardos ainda existem", comparou o advogado Mario Simões, também presente na estreia.

Os outros onze espetáculos da mostra podem ser vistos até o dia 15 de dezembro. Produzidas pelos alunos do curso de Direção Teatral da UFRJ, as apresentações são de terça a domingo, às 20h, na Sala Oduvaldo Vianna Filho, que fica na Escola de Comunicação (ECO), campus Praia Vermelha.

As senhas são distribuídas uma hora antes de cada espetáculo. A entrada é gratuita. Pede-se apenas que cada espectador leve um quilo de alimento não perecível para posterior doação. O campus da Praia Vermelha da UFRJ fica na Av. Pasteur, 250, Urca, Rio de Janeiro, RJ.