">Entre os dias 27 e 30/4/2014, o Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (Ettern), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur) da UFRJ, promove a II Conferência Internacional Megaeventos e Cidades.

II Conferência Internacional Megaeventos e Cidades

Altualizada em 29/11 às 18:21

Por Laura Barbosa

O evento tem o objetivo de consolidar o subcampo dos estudos urbanos que trata dos impactos de megaeventos em suas cidades-sede. Além disso, visa a propiciar o encontro e o diálogo entre pesquisadores, professores, estudantes, profissionais e técnicos de organizações governamentais e privadas, bem como ativistas de movimentos de direitos humanos, de diversas partes do mundo, engajados no estudo, planejamento e promoção de megaeventos, mas também nos conflitos deles decorrentes.

A II Conferência Internacional Megaeventos e Cidades também vai reunir, sistematizar, confrontar e socializar, na comunidade científica e na sociedade civil, o conhecimento acumulado desde a primeira conferência, em 2010. Ela será realizada por meio de Sessões Plenárias (SPs), Sessões Temáticas (STs), Sessões Livres (SLs) e contará também com a exibição de produções no campo das artes e cultura relacionadas ao tema.

As Sessões Plenárias são mesas redondas com palestrantes convidados. Já as Sessões Temáticas serão organizadas com a apresentação de trabalhos submetidos e selecionados pelo Comitê Científico e organizados segundo áreas temáticas. As Sessões Livres e Atividades Artísticas e Culturais – mostras de arte e audiovisuais, assim como performances – serão simultâneas, organizadas em conformidade com as propostas submetidas e selecionadas por um Comitê Científico.

O envio de propostas para as sessões pode ser feito ao comitê até o dia 15/12 deste ano, através de formulário no site da conferência. A proposta deve ser redigida em inglês, podendo vir acompanhada de cópias em português, espanhol ou francês.

Informações sobre taxas de inscrição e outros detalhes estão disponíveis no site do evento.

II Conferência Internacional Megaeventos e Cidades

Data: 27 a 30/04/2014

Submissão de propostas: até 15/12

Divulgação dos resumos aceitos: 18/12