Professor francês dará duas palestras no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ

Na próxima semana, o francês Michel Paty, diretor Emérito de pesquisa do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique, França), realizará duas palestras no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ. O Colégio fica na Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo e as palestras terão entrada franca. Michel Paty é físico, historiador da ciência e epistemólogo. O francês também é professor visitante da Universidade de São Paulo (USP). As atividades serão em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins.

No dia 18 de novembro o assunto abordado será: “Situação do Tema da Criação Científica na Filosofia do Conhecimento”. A palestra faz parte da comemoração dos 50 anos da Coppe/ UFRJ. Alberto Oliva participará do evento como debatedor. Ele é professor de Filosofia do Conhecimento do Departamento de Filosofia (IFCS/ UFRJ).

A outra palestra será no dia 21 de novembro, com o tema “Campus sitiado: a Universidade de Brasília e o golpe de 1964”. O francês falará sobre a sua experiência na UnB, quando foi preso pelo governo militar juntamente com outros professores da instituição. A Comissão da Memória e da Verdade da UFRJ está apoiando a atividade.

O professor tem uma grande relação com a ciência e a universidade brasileira. Essa relação foi tema do livro organizado por Maurício Pietrocola e Olival Freire Junior, "Filosofia, Ciência e História: Michel Paty e o Brasil, uma homenagem aos 40 anos de colaboração" (Fapesp /Discurso Editorial, 2005).

Michel Paty é autor de várias obras, dentre elas: "Einstein philosophe" (Presses Universitaires de France, 1993); "A matéria roubada"(Edusp, 1995); "A ciência nas relações Brasil-França (1850-1950)" (Edusp, 1996); "La physique du XXe siècle" (Les Ulis, 2003); "D’Alembert" (Estação Liberdade, 2004).