">Acontece até sexta-feira, no auditório do Bloco A do CT, o seminário Identidade e Raça, que tem o objetivo de promover o debate sobre questões como ações afirmativas, gênero e raça e o ensino de História da África no Brasil.

PR4 promove o I Seminário Identidade e Raça

Edição: Laura Barbosa, com informações do site da PR-4

A Pró-Reitoria de Pessoal (PR4) da UFRJ realiza entre os dias 26 e 29/11 o 1º Seminário Identidade e Raça da PR-4, no Auditório do Bloco A do Centro de Tecnologia – CT – Cidade Universitária. O seminário tem o objetivo de promover o debate sobre questões como ações afirmativas, gênero e raça e o ensino de História da África no Brasil, levando à reflexão e informando possíveis saídas para os dilemas envolvidos nos temas.

Além disso, o evento pretende dar visibilidade aos resultados do compromisso da UFRJ com ações para o ingresso e permanência de alunos provenientes de famílias de baixa renda, após a resolução 10/2010, e mapear ocorrências de casos de discriminação na universidade.

Dividido em quatro dias, o 1º Seminário Identidade e Raça conta com palestras e exibição de vídeos e é voltado aos servidores técnicos-administrativos em educação, docentes e alunos, além de servidores e estudantes de outras universidades públicas, funcionários e estudantes de universidades privadas e movimentos sociais.

Relações pessoais no ambiente universitário entram em discussão

A UFRJ, assim como as demais universidades do país, passa pelo crescimento significativo com a elevação no número de alunos, técnicos-administrativos em educação e docentes que vivenciam o ambiente universitário. É importante conversar sobre a qualidade destas relações pessoais como pano de fundo de uma nova agenda de debates sobre o papel das universidades na formação política e educacional com abordagem multidisciplinar e crítica.

A universidade tem o dever de atentar para o tema numa perspectiva de superação dos problemas advindos do preconceito e da discriminação, muitas vezes velados dentro e fora de seus muros. A PR-4, atenta a esses problemas, se coloca como instrumento para essa superação e espera poder, a partir do evento, aperfeiçoar a política de pessoal para os trabalhadores da universidade.

A programação do Seminário Identidade e Raça, além das palestras, também conta com diversas atividades que acontecerão no hall do Auditório do CT, como lançamento de livros, apresentação de grupos de dança, arte, gastronomia e música.

No dia 29/11 o cantor e compositor Nei Lopes participa do evento com um show às 12h30 no Auditório do CT.

Os projetos desenvolvidos na UFRJ ou fora dela também terão espaço para divulgação no hall de entrada do evento. Os interessados devem entrar em contato através do e-mail raca@pr4.ufrj.br

Serão emitidos certificados de participação aos servidores que tiverem, no mínimo, 75% de presença. Os certificados poderão ser utilizados como horas de capacitação. Os participantes externos terão certificado de acordo com a participação.

26/11
9h – Identidade e africanidade
13h30 – Ações Afirmativas no Brasil
Lançamento com sessão de autógrafo dos livros dos professores Joel Rufino dos Santos e Marcelo Paixão