Comissão da Verdade da UFRJ conclui primeiros levantamentos

Por Pedro Leite

Após três reuniões, a Comissão da Memória e Verdade da UFRJ (CMV/UFRJ), instalada no dia 10/7, divulgou o primeiro relatório sobre as investigações dos impactos e violações dos direitos humanos realizados pelo regime militar na universidade.

A comissão relatou já ter finalizado o mapeamento de alunos expulsos por medidas internas em abril e julho de 1964 e junho de 1966, e também pelo decreto-lei nº477 de 1969, considerado o "AI-5 das universidades". Sobre o Memorial dos Estudantes Mortos e Desaparecidos pela Ditadura Militar, a CMV/UFRJ relatou que novos estudos para a construção permitiram reduzir os custos e o tempo da obra, a ser realizada na Cidade Universitária.

Além da apuração de levantamentos prévios sobre mortos e desaparecidos, a CMV/UFRJ também informou que está trabalhando na construção de listas com nomes de pessoas atingidas pelo governo militar através de cassações, expulsões, aposentadorias forçadas e outras formas de perseguição.

Outra atividade já iniciada é a localização de documentos da universidade sobre o período. Para realizar as pesquisas, a comissão está consultando não só o acervo interno da universidade, mas também dados do Arquivo Nacional e, em breve, do Arquivo Público do Rio de Janeiro. Ainda será organizado um calendário de testemunhos com professores, servidores e estudantes, que percorrerá todos os campi da UFRJ.

Segundo o relatório, está em trâmite a formalização de termos de cooperação da CMV/UFRJ com a Comissão Nacional da Verdade (CNV), Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro (CEV-Rio) e a Comissão de Anistia, instalada pelo Ministério da Justiça. O acordo irá possibilitar a otimização das trocas de experiências entre as comissões.

O correio eletrônico da CMV/UFRJ para contato e circulação de informações é comissaodaverdadeufrj@forum.ufrj.br