Semana Integrada Museu e Escola no Museu da Geodiversidade

Nos dias 7 e 8 de novembro, o Museu da Geodiversidade (MGeo) do Instituto de Geociências da UFRJ realiza a feira científica Semana Integrada Museu e Escola (Sime), terceira e última etapa do Projeto Herdeiros do Pré-Sal, voltado para professores e estudantes do ensino médio da rede pública. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria do Estado de Educação (Seeduc), BG Brasil e o instituto, representado pelo Museu da Geodiversidade (MGeo).

O Projeto Herdeiros do Pré-Sal visa esclarecer como ocorrem as atividades petrolíferas em consonância com ações de preservação ambiental. Nas duas etapas anteriores, os professores participaram de um curso presencial ministrado por professores do Igeo, no qual receberam um kit geocientífico, enquanto os alunos conheceram o espaço expositivo do museu.

A proposta dos parceiros é incentivar o desenvolvimento de temas relacionados à área das Geociências dentro e fora da sala de aula. Pela proximidade com a Cidade Universitária e o Parque Tecnológico, apenas algumas escolas da Zona Norte do Rio de Janeiro participam da ação-piloto, mas com base nos resultados atingidos nesta edição o programa poderá ser estendido a outras regiões nos próximos anos. No entanto, todos podem participar do evento, que tem entrada gratuita e acontece entre 9h e 17h.

Quem perder a oportunidade pode aproveitar para conhecer depois a seção que faz parte do projeto. Na instalação chamada "De olho no petróleo", por exemplo, é possível descobrir a participação do mineral na composição de itens como giz de cera (99%), creme hidrante (5%) e analgésico (1%). No espaço, o público também poderá assistir a um vídeo 3D sobre o pré-sal, uma das maiores descobertas de óleo e gás no mundo. A expectativa é que cerca de 1.200 estudantes visitem a seção, que fica aberta até o fim de fevereiro de 2014 e tem o apoio da BG Brasil, empresa que participa da exploração no pré-sal em vários pontos do litoral brasileiro.

Visitas monitoradas ao Museu da Geodiversidade podem ser agendadas por meio do e-mail visitasmgeo@ufrj.br. O espaço, inaugurado em 2008, procura apresentar uma leitura integrada da evolução do planeta Terra com a vida nele existente. Os visitantes percorrem um circuito com rochas, minerais, fósseis, eventos geológicos e a evolução humana.

Museu da Geodiversidade (MGeo)
Endereço: Avenida Athos da Silveira Ramos, nº 274, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro. Entrada pelo prédio do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN)
Funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 16h
Entrada: gratuita