Modesto da Silveira confere palestra sobre Direitos e Deveres Humanos na UFRJ

Por Thayanne Porto

Nesta quarta-feira, 16/10, o advogado Antônio Modesto da Silveira fará uma palestra sobre Direitos e Deveres Humanos para os alunos da disciplina de Ética do curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social. Segundo livros especializados, Modesto da Silveira foi o advogado que defendeu o maior número de perseguidos políticos durante o período da ditadura. O evento será no auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur), localizado no 5º andar do prédio da Reitoria, das 17h30 às 19h30.

Sobre o palestrante:

Antônio Modesto da Silveira nasceu no dia 27 de janeiro de 1927, em Uberaba, Minas Gerais. Por conta de necessidades familiares, prestou concurso para oficial de bordo da Escola de Marinha Mercante e ficou sete anos viajando pelo mundo a bordo das duas maiores e melhores empresas estatais de navegação do Brasil: Lloyd Brasileiro, levado à falência pela ditadura, e Fronape (Frota Nacional de Petroleiros – Petrobras,_ – hoje Transpetro). Em 1962, ele realizou seu sonho de se formar em Direito e, com o golpe militar dois anos mais tarde, passou a exercer sua profissão em prol dos presos e sequestrados políticos. Por conta dessa ousadia, foi sequestrado pelo DOI-CODI.

Já em 1978, foi o deputado federal de esquerda mais votado do Rio de Janeiro. Durante os quatro anos de seu mandato, publicou diversos livros sobre seu trabalho parlamentar, que abrangeu direitos humanos, justiça social e defesa dos interesses nacionais. Ao longo de sua carreira, participou de numerosos congressos internacionais de paz, pela Europa, África e América, como membro do Condepaz – (Conselho Brasileiro da Defesa da Paz) e do CMP – (Conselho Mundial da Paz). Atualmente, integra a Comissão de Ética Pública.