Projeto de professor emérito da FAU é capa de publicação de universidade suíça

Isabella Cardoso

O Swiss Federal Institute of Technology Zurich (ETH Zurich) prestigiou o Núcleo de Pesquisa e Documentação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (NPD-FAU) ao selecionar o desenho do madeiramento da cobertura do projeto para o Centro de Produção Ambiental de Balbina para capa do livro Working drawings, the architect’s tool, a ser publicado pela universidade.

O desenho é de autoria do professor emérito Severiano Mario Porto, ex-aluno da FAU. Ao ser contatado pelos autores do livro, Annette Spiro e David Ganzoni, do Departamento de Arquitetura da ETH, o NPD forneceu outros materiais para a produção da publicação.

O livro reúne projetos arquitetônicos e técnicas de representação, abrangendo cinco séculos de trabalhos de importantes arquitetos, como Francesco Borromini, Gottfried Semper, Ludwig Mies van der Rohe, Le Corbusier, Eero Saarinen, Jorn Utzon e Severiano Mario Porto. O livro bilíngue (inglês e alemão) será publicado em fevereiro de 2014, quando será enviado ao NPD e disponibilizado para consulta.

Segundo Elizabete Rodrigues Martins, coordenadora do NPD, ter parte do acervo reproduzido em uma publicação de tal amplitude mostra a dedicação com que a equipe trabalha para a preservação do patrimônio arquitetônico brasileiro.

Ao comentar a importância de Severiano Mario Porto, a professora destacou que ele é reconhecido por muitos como um arquiteto de criatividade rara, sendo chamado de “o arquiteto da madeira”.