Categorias
Memória

CFCH abre novo espaço para estudos e leitura do campus da Praia Vermelha

Foi aberto provisoriamente, na sexta (25/10), o novo espaço de estudos e hemeroteca da Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), no andar térreo do prédio anexo do CFCH. O objetivo é atender toda a comunidade universitária, que carecia de um espaço para estudos e leitura na Praia Vermelha.

 Foi aberto provisoriamente, na sexta (25/10), o novo espaço de estudos e hemeroteca da Biblioteca do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), localizada no andar térreo do prédio anexo do CFCH. O objetivo é atender toda a comunidade universitária, que carecia de um espaço para estudos e leitura no campus da Praia Vermelha. A sala tem capacidade para 90 pessoas e o horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h.

 Em breve, será instalado mais um aparelho de ar-condicionado e divisórias para o estudo em grupos. O antigo espaço de estudos, localizado no segundo andar do prédio do CFCH, continuará em funcionamento temporariamente. “É um sonho sendo realizado. Formatamos a ideia ainda na gestão do professor Aloisio Teixeira (ex-reitor) e conseguimos o apoio do professor Carlos Levi para a conclusão”, explica Paula Mello, coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação (SiBI). De acordo com a coordenadora, havia a preocupação com a ausência de espaços similares no campus. “As bibliotecas e salas de estudos ficavam em espaços improvisados. Além disso, os que existiam viviam superlotados”, analisa.

Para chegar à conclusão do projeto, foram adquiridas novas estantes deslizantes, além de mobiliário, como 20 novos computadores, mesas, cadeiras e aparelhos de ar-condicionado. O novo espaço, que abrange uma área total de cerca de 370 metros quadrados, será dividido em três partes: mesas para uso compartilhado, mesas para estudo individual e sala para estudo em grupo. Os usuários terão à disposição rede wi-fi.

 De acordo com Cristina Jardim, coordenadora da Biblioteca do CFCH, apesar de ser uma sala de estudos, onde os frequentadores não terão acesso às obras, o espaço abrigará grande parte do acervo do CFCH. Novos exemplares foram adquiridos, entre eles, as coleções particulares das professoras Suely Souza de Almeida e Nobuco Kameyama, além das coleções de Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), do Centro de Documentação da Escola de Serviço Social (ESS) e a Coleção Celso Amorim de Relações Internacionais. Ao todo, estarão disponíveis 76 mil exemplares e 2.750 títulos.

Normas de utilização

Cristina Jardim lembra ainda que algumas orientações deverão ser respeitadas para a utilização do novo espaço. Uma das restrições é quanto ao uso dos banheiros, que estarão provisoriamente indisponíveis para o público. No entanto, bolsas e mochilas serão permitidas no local, já que os usuários não terão acesso ao acervo da biblioteca. Confira abaixo as normas de utilização do espaço na íntegra:

1 – Zelar para que todos possam aproveitar ao máximo o tempo e o local destinado à leitura e ao uso dos equipamentos disponíveis.
2 – Contribuir para a manutenção de um ambiente favorável ao estudo e à leitura.
3 – Não fumar.
4 – Manter o silêncio na área de estudo individual.
5 – Não alterar o posicionamento do mobiliário e dos equipamentos.
6 – Não consumir alimentos e bebidas, à exceção de água.
7 – Não falar ao celular e mantê-lo no modo silencioso.
8 – Não utilizar qualquer aparelho eletrônico que emita algum tipo de som.
9 – Não confeccionar trabalhos que envolvam recortes e colagem.
10 – Cuidar dos pertences pessoais. Não é permitido deixá-los na biblioteca.

Fotos: Cícero Rabello / CPM/ECO-UFRJ