Moção aprovada pela Congregação do IFCS/UFRJ em 08/10/2013

O IFCS/UFRJ reafirma apoio as manifestações e o seu repúdio as práticas repressivas usadas nos recentes protestos.

A Congregação do IFCS/UFRJ, reunida no dia 8 de outubro de 2013, em sessão extraordinária, expressa seu apoio às recentes manifestações em defesa da educação, se solidariza com as professoras e os professores da rede municipal e estadual do Rio de Janeiro, bem como repudia a campanha de desqualificação desfechada contra o seu órgão de representação, o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do RJ (SEPE-RJ). Esta campanha se associa às práticas repressivas que têm sido usadas durante os atos públicos da categoria, causando preocupação acerca das restrições ao pleno direito de organização e manifestação.

A Congregação do IFCS/UFRJ expressa também seu apoio à forma como a Direção do Instituto vem conduzindo, em nossas dependências, o acolhimento cidadão aos manifestantes diante do cenário de repressão que tem se apresentado no centro da cidade. Neste sentido, causou apreensão o fato de que na noite de ontem, dia 7 de outubro de 2013, ainda durante o transcorrer da manifestação, o Largo de São Francisco de Paula, onde se situa nosso prédio, tenha sido alvo da presença e ação ostensiva de vários motociclistas do Batalhão de Choque, interpelando e revistando cidadãos que por ali transitavam.

A Congregação do IFCS/UFRJ reafirma, por fim, a posição histórica de nosso Instituto na defesa irrestrita das liberdades democráticas.

Rio de Janeiro, 8 de outubro de 2013.

Congregação do IFCS-UFRJ