Categorias
Memória

Reitores de universidades federais condenam violência contra professores

Os reitores da UFRJ, UFRRJ, UNIRIO, UFF e Cefet/RJ divulgaram nota condenando a violência sofrida por profissionais de educação do Rio de Janeiro e cobraram abertura de diálogo com a Câmara de Vereadores do município.

Reitores de cinco instituições federais de ensino, entre elas a UFRJ, assinaram na última quarta-feira, 2 de outubro, uma nota oficial condenando a violência contra professores da rede municipal do Rio de Janeiro, em manifestações que aconteceram esta semana.

O reitor da UFRJ, Carlos Levi, e os reitores Ana Maria Dantas Soares, da UFRRJ, Luis Pedro San Gil Jutuca, da UNIRIO, Roberto de Souza Salles, da UFF, e Carlos Henrique Figueiredo Alves, diretor do CEFET/RJ, assinam o documento, que manifesta indignação e reivindica abertura dos canais de negociação entre a Câmara de Vereadores e os profissionais de educação da cidade.

Professores da Faculdade de Educação da UFRJ, e as direções do Instituto de História (IH) e Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) também emitiram notas, criticando as ações policiais e a condução das discussões em torno do plano de carreira dos professores.

Nota da Faculdade de Educação

Notas do IH e IFCS

Abaixo, a íntegra da nota assinada pelos reitores

Nota aos poderes constituídos e à comunidade do Município e do Estado do Rio de Janeiro

Os reitores das Universidades Federais do Rio de Janeiro vêm a público expressar a sua preocupação e indignação com os atos violentos praticados contra professores da rede municipal do Rio de Janeiro, categoria que se encontra em greve há mais de 50 dias, reivindicando direitos, salários e condições de trabalho dignas, se orientando na perspectiva da educação pública de qualidade. O direito à reivindicação deve ser garantido, e o diálogo é sempre a forma mais efetiva e qualificada para conduzir a bom termo processos de negociação. Como representantes de instituições formadoras de um número expressivo de professores que atuam na rede pública somos instados a nos posicionar, repudiando atos que colocam em risco a integridade física e emocional de profissionais que são responsáveis pela formação de crianças e jovens que representam o futuro de nosso estado e do país.

Encarecemos aos poderes constituídos do Estado do Rio de Janeiro, sobretudo a Câmara de Vereadores, que representa os munícipes do Rio de Janeiro, que se sensibilizem com as demandas apresentadas pelos professores e abram canais efetivos de negociação de forma a que um legítimo plano de carreira represente os anseios do conjunto dos trabalhadores da educação e permitam o retorno à normalidade das atividades, garantindo que o processo educativo, tão necessário e primordial, se efetive e possamos oferecer à sociedade o ensino de qualidade pelo qual tanto lutamos e almejamos.

Rio de Janeiro, 2 de outubro de 2013

Ana Maria Dantas Soares – Reitora da UFRRJ
Carlos Henrique Figueiredo Alves – Diretor Geral do CEFET/ RJ
Carlos Antônio Levi da Conceição – Reitor da UFRJ
Luis Pedro San Gil Jutuca – Reitor da UNIRIO
Roberto de Souza Salles – Reitor da UFF